brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Governo do Pará autoriza construção de creche em Conceição do Araguaia

Por Bruno Magno (SEOP)
16/12/2023 18h38

O município de Conceição do Araguaia, na região de integração do Araguaia, foi contemplado com a construção de uma creche, por meio do programa Creches Por Todo o Pará, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O convênio para a construção da unidade foi assinado, na tarde deste sábado (16), pela vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, em  cumprimento de agenda pública para entrega de benefícios e obras de infraestrutura à cidade. 

“Vocês não sabem o quanto estou feliz em anunciar o convênio para construção da nossa creche em Conceição do Araguaia. Essa unidade vai permitir que as crianças de 0 a 5 anos possam estar em um local seguro para que as mãezinhas possam ingressar no mercado de trabalho, o que gera desenvolvimento econômico e social ao município”, disse a vice-governadora Hana Ghassan, ao assinar o documento ao lado do prefeito do município, Jair Martins.  Com a assinatura do convênio, o Estado já garantiu a construção de 37 unidades nas 12 regiões de Integração neste ano, por meio do programa coordenado pela Seduc.

Osecretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou que a unidade vai permitir que as crianças possam ter conforto e segurança durante os primeiros anos de vida. "Essa é uma pauta prioritária para que tenhamos nossas crianças nas escolas desde muito cedo, aproveitando inclusive os primeiros 1000 dias de vida, momento importantíssimo para o desenvolvimento delas. Tenho certeza de que a creche vai beneficiar e auxiliar nossas crianças e as famílias". 

Programa - O “Creches por Todo o Pará” é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.

Cada uma das unidades terá capacidade para atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, que atende 629 crianças atualmente, de 0 a 5 anos de idade.

brazino777 Mapa do site