brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Castelo dos Sonhos oferta assistência humanizada na Região do Xingu

Unidade promove um serviço de saúde focado no bem-estar do paciente e já realizou quase 100 mil atendimentos no ano

Por Ascom (Ascom)
18/12/2023 11h22

O seu Francisco Barbosa, 57 anos, teve uma experiência inesquecível no Hospital Público Geral Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho, localizado na região de Altamira, área de integração do Xingu. No mês de julho, ele esteve internado na unidade e, antes de sair de alta, teve uma grande surpresa. 

Após conversa com a assistente social da unidade, ele reencontrou, por chamada de vídeo, irmãos que não via há 29 anos, desde que saiu do Ceará. “Eu contei pra ela a história sem acreditar muito que fosse dar certo e acabou dando. Fiquei muito feliz”, contou.

A responsável em encontrar os familiares do paciente foi Naires Lima Ferreira. Em pouco tempo, ela descobriu o número de telefone dos parentes e reestabeleceu os laços entre eles. O seu Francisco é o caçula de sete irmãos. “Ele disse várias vezes que tinha muita vontade de reencontrar os irmãos e isso ficou na minha cabeça. Me comovi com a história dele e me ofereci para ajudá-lo nessa busca. Foi prazeroso, gratificante demais. Essa é a nossa missão: fazer o paciente confiar na gente”, contou, emocionada.

Em funcionamento desde julho de 2020, o Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho tem tornado mais prática a vida dos moradores do distrito, como também dos moradores das localidades de Cachoeira da Serra e Vila Isol, que até então tinham que se deslocar por cerca de 1.100 km para chegar em Altamira, na região do Xingu, em busca de atendimentos e internações.

Em 11 meses de 2023, a unidade já registrou 99.376 atendimentos. Foram 8.133 consultas ambulatoriais, 16.830 atendimentos de urgência e emergência, 1.143 cirurgias e 73.270 exames para pacientes internos e externos. 

Mas além dos números expressivos, a humanização está sempre presente em cada serviço ofertado pelo hospital. 

Altas médicas – O hospital também registrou, neste período, um total de 1.329 altas médicas, com os pacientes retornando para casa com a saúde reestabelecida. Um deles foi José Ehrenbrienk, 56 anos, que foi operado na unidade em junho, após sofrer um grave acidente que atingiu os nervos dos dedos de uma das mãos, além de fratura exposta.

Após a cirurgia e o tratamento na unidade, ele recuperou os movimentos nos dedos e conseguiu retornar ao trabalho. Para agradecer, produziu uma placa, feita de madeira, com as imagens de uma mão e uma serra e palavras de agradecimento ao médico cirurgião ortopédico William Cardoso, que foi o responsável pelo atendimento.

Três meses depois de ter alta, o paciente voltou à instituição para entregar o presente pessoalmente ao médico. “Precisamos lembrar de sempre agradecer a todos. O serviço do doutor foi muito bem feito, tá de parabéns”, comemorou Ehrenbrienk.   

“É claro que, para nós, os números são importantes. Mostram o quanto a unidade tem beneficiado os moradores da região. Mas demonstrações de carinho como essa, ver os nossos colaboradores mudando a vida desses pacientes é muito gratificante. Para nós, é um orgulho promover esse atendimento humanizado e de excelência a todos os nossos usuários”, afirmou o diretor-geral da unidade, Diego Carlis.

Serviço - Com perfil de baixa complexidade e restrito a internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados pela atenção básica dos municípios, o hospital facilita o acesso à saúde para a população que vive em localidades à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).

O Hospital Geral de Castelo de Sonhos pertence ao governo estadual e tem a administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem atendimento de Emergência e Ambulatorial e ocorre de forma referenciada, encaminhado ao Hospital por meio da Regulação Estadual, Samu, Corpo de Bombeiro e Polícia Rodoviária e Militar.

Texto da Ascom Hospital de Castelo de Sonhos

brazino777 Mapa do site