brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ação na Policlínica Lago de Tucuruí orienta sobre prevenção ao câncer de pele

Em parceria com estagiários de enfermagem, Grupo de Humanização da unidade levou informações sobre a doença aos pacientes e acompanhantes presentes no ambulatório

Por Ascom (Ascom)
20/12/2023 17h27

Em alusão à campanha “Dezembro Laranja”, dedicada à conscientização sobre o câncer de pele, o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) da Policlínica Lago de Tucuruí promoveu na terça-feira (19) um momento de informação e orientações aos usuários da unidade.

Colaboradores e estagiários de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizaram uma palestra interativa, abordando as causas da doença, medidas de prevenção, tipos de manchas na pele, a importância do uso do protetor solar no dia a dia e outros assuntos referentes ao tema central da ação.

“Destacamos como o uso de chapéus, guarda-sóis e protetor solar podem ajudar na proteção; além de abordar os fatores de risco, como histórico familiar, pele clara, exposição solar desprotegida e bronzeamento artificial. Esclarecemos as diferenças entre os tipos de manchas, incluindo anomalias não melanoma, e sensibilizamos o público com imagens de uma pesquisa utilizando uma lente ultravioleta para mostrar manchas na pele, ressaltando como o protetor solar atua na proteção contra os danos solares”, explicou Julyany Souza, tutora dos estagiários da Poli Lago de Tucuruí.

A dona Rosane Pereira Dias, de 39 anos, sabe bem a importância da prevenção para a saúde dela. Moradora de Tucuruí, no sudeste do Estado, ela realiza acompanhamento com os profissionais da Policlínica depois de ter vencido um câncer. A paciente aprovou todas as orientações que foram repassadas.

“Eu amei a palestra. Depois que eu fiz o tratamento, fico cada vez mais atenta aos sinais do meu corpo. Vou levar essas informações não só para mim, mas também para minha família. Foi muito importante”, destacou. 

Além da prevenção sobre o câncer de pele, a programação também contou com uma menção à campanha “Dezembro Vermelho”, de prevenção e combate ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). A Poli Lago de Tucuruí disponibiliza atendimento de dermatologista e exames laboratoriais, inclusive o teste de HIV. 

“Aproveitamos o momento em que nossos usuários estão aguardando no ambulatório para promover essa educação em saúde na sala de espera. A parceria com a Uepa e outras instituições de ensino é muito importante para levarmos cada vez mais conhecimento aos nossos pacientes e acompanhantes. A informação pode salvar uma vida, evitar uma doença e, consequentemente, um atendimento. E queremos cada vez mais promover uma vida saudável em todos os aspectos”, destacou o diretor-executivo da unidade, Francisco Amud.

Serviço - Para ter acesso aos serviços da Policlínica, é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na atenção primária de saúde, como postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso garante uma distribuição equitativa dos serviços, priorizando aqueles que mais necessitam
.
A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Ascom/Policlínica

brazino777 Mapa do site