brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Colaboradores do HRBA levam magia do Natal aos pacientes

Por Ascom (Ascom)
22/12/2023 15h07

Profissionais dos setores de hemodiálise e acolhimento emocionaram usuários com canções natalinas, além da entrega de kits, brindes e presenças de Papai e Mamãe Noel

“Eu achei tudo muito bonito. Uma festa simples, mas cheia de todo o carisma, amor e carinho. É disso que o mundo está precisando. Da grande amizade que temos aqui no Regional”. A dona Arlene da Conceição Picanço, 65 anos, faz tratamento de hemodiálise no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, há três anos.

Ela era uma das pacientes mais animadas e emocionadas com a programação natalina que ocorreu no salão. Os profissionais do setor se uniram e montaram um coral, para cantar músicas natalinas como uma homenagem a todos os usuários.

Além das canções, a ação também contou com a entrega de cestas básicas e sorteio de brindes, que foram arrecadados pelos próprios colaboradores, e a presença da Mamãe Noel. As visitas natalinas começaram no último dia 19 e seguem até o final desta semana, para levar muita música, emoção e espírito de Natal a todos os pacientes que fazem o tratamento de hemodiálise e diálise peritoneal. Todo o setor de hemodiálise também foi decorado no clima natalino.

“É uma forma da gente demonstrar o carinho e mostrar o quanto os pacientes são importantes, o quanto é importante estarmos aqui todos reunidos. A gente tenta criar um clima mais descontraído para um tratamento que sabemos ser muito pesado e que muda completamente a vida de todos esses usuários”, destacou a enfermeira Kamila Lacerda, coordenadora da Terapia Renal Substitutiva do HRBA.

Mas em uma das apresentações do coral, os profissionais foram surpreendidos pelos pacientes. Na tarde da última quarta-feira (20), os usuários do salão de hemodiálise Tapajós decidiram entregar uma carta com mensagens de agradecimento a todos os colaboradores do setor. Além disso, eles mesmos cantaram uma música no clima natalino, para homenagear os trabalhadores da unidade.

“Eles nos homenagearam cantando e a gente fez questão de também homenageá-los e pedir a benção de Deus a todos os técnicos, enfermeiros, médicos e outros profissionais que cuidam da gente”, contou Arlene Picanço.

Cantata de Natal – Já na manhã de quinta-feira (21), foi a vez dos colaboradores do Acolhimento realizarem a programação natalina. E mais uma vez com muita música. Os profissionais passaram dias ensaiando para uma verdadeira Cantata de Natal, que levou muita emoção a todos os presentes.

“Foi um evento para trazer mais acalento aos pacientes na semana do Natal. É um momento de aconchego, para que eles se sintam em casa com a gente também. Sabemos que muitos vão passar essa data internados aqui e queremos mostrar que eles também fazem parte da nossa família. As músicas foram para levar mensagens de alegria e conforto e dizer a eles que vai dar tudo certo”, ressaltou a coordenadora do setor de acolhimento, Monica Bianca Barros.

O seu Guilherme Pereira da Silva, de 80 anos, faz tratamento oncológico no HRBA há seis anos e se surpreendeu com a apresentação. “Eu ainda não tinha visto isso. Achei muito bom. Foi tudo lindo e excelente. Eu desejo a todos os profissionais do hospital um feliz Natal e um próspero ano novo. E que o atendimento aqui continue sendo tão bom como é e sempre foi”, agradeceu.

Na programação, o Papai Noel também esteve presente e entregou aos usuários kits de higiene, que foram arrecadados pelos profissionais do setor. “A música tem esse poder de trazer sentimentos bons, lembranças boas e de nos emocionar. É muito bonito ver a dedicação dos nossos colaboradores, que decoraram as canções, treinaram e ensaiaram para entregar esse resultado aos nossos pacientes. Isso mostra a preocupação deles com o bem-estar dos pacientes e o amor que eles têm pelo que fazem. E não tem época melhor que a do Natal para eventos que tragam sensações tão boas como esses”, comemorou o diretor-geral da unidade, Gean Francisco Cercal.

Serviço - Localizado no Oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes, residentes em 30 municípios da região, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade, pertencente ao Governo do Pará, é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA

brazino777 Mapa do site