brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Uepa forma primeira turma, em Salinas, pelo Forma Pará

Por Marília Jardim (UEPA)
22/12/2023 17h20

Na tarde de quinta-feira, 21, a cidade de Salinópolis celebrou um marco histórico com a formatura da primeira turma de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizada por meio do Programa 'Forma Pará'. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), tem como objetivo expandir o ensino superior no Estado em parceria com universidades públicas, prefeituras e organizações da sociedade civil.

O reitor da Uepa, Clay Chagas, também geógrafo, assim como os novos formandos, outorgou o grau dos concluintes. Ele apontou que “a Geografia é um curso novo na universidade, tem doze anos somente, é o curso que mais forma licenciados, atualmente, no Estado do Pará”. Além da graduação, a Uepa também já oferta um curso de mestrado na área. O reitor também espera que no próximo ano o Forma Pará cresça e chegue a cada vez mais municípios.

A turma de Geografia em Salinópolis é a primeira a concluir seu ciclo de formação, totalizando 29 profissionais qualificados. Esses graduados não apenas se tornarão professores licenciados em geografia, mas também contribuirão como pesquisadores, cientistas, empreendedores e profissionais capazes de transformar a região e o Estado como um todo.

Os relatos emocionados de formandos como Jean Anderson e Tainá de Cássia dos Santos de Fonseca testemunham não apenas a conclusão de um ciclo acadêmico, mas também a superação de desafios e a conquista de sonhos. “Tem sido uma caminhada maravilhosa até então. Hoje é um grande dia pra concluir esse ciclo, um ciclo que se fecha. Foram dias de muitas lutas que se consagra hoje, com um grande dia da formatura, com o sonhado diploma”, relata, emocionado, Jean Anderson.

Esta formatura representa não apenas um diploma, mas a abertura de novos horizontes para os graduados, que agora estão prontos para deixar sua marca como agentes transformadores em suas comunidades e no Estado do Pará. Tainá de Cássia dos Santos de Fonseca, moradora de Salinópolis, também estava emocionada com a formatura “em um curso que eu sempre almejei na minha vida”. Para ela, “o Forma Pará trouxe essa oportunidade. Nós somos a primeira turma do Estado do Pará a se formar pelo Forma Pará em parceria com a Uepa”. Para o futuro, Tainá deseja “galgar novos degraus, a partir desse momento, que, com certeza está sendo muito importante na minha vida”.

Washington Corrêa, diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica, apontou que esse “é um motivo de muito orgulho porque estamos formando a primeira turma do curso de educação superior pelo programa Forma Pará”. Satisfeito com a formatura, Washington explica que o Governo do Pará, por meio da Sectet, tem expandido as graduações pelo interior: “é educação profissional, é educação tecnológica e educação superior fazendo toda a diferença no Estado do Pará”.

O programa Forma Pará destaca-se por sua atuação com turmas fora de sede, levando cursos de nível superior de forma presencial aos municípios, proporcionando qualificação da mão de obra relacionada aos arranjos produtivos locais. Com a promulgação da Lei 9.324, em outubro de 2021, o programa assegurou sua continuidade, possibilitando a oferta de bolsas de extensão e cursos de pós-graduação.

Texto: Marília Jardim (Ascom/Uepa) com informações de Paulo Rezende (Ascom/Sectet)

brazino777 Mapa do site