brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO 

Sala de amamentação do Regional do Tapajós ganha destaque nacional em 2023

Reconhecimento da Planetree Brasil valoriza a saúde e o cuidado materno

Por Ascom (Ascom)
27/12/2023 14h53

Em 2023, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, garantiu um reconhecimento sobre a assertividade em seus serviços de saúde proporcionado à população do sudoeste paraense. Um dos destaques foi a implementação da Sala de Apoio à Amamentação, alinhando-se aos padrões da Planetree Brasil. A inciativa, que ganhou destaque na página oficial da entidade sem fins lucrativos, dedicada à criação de padrões em saúde com foco na assistência centrada nas necessidades do paciente, representa um avanço fundamental no compromisso do hospital em oferecer um atendimento centrado na pessoa em todos os níveis do ecossistema de saúde.

A Planetree Brasil, cuja representação oficial é pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, reconheceu a iniciativa do Hospital Regional do Tapajós, como um passo significativo para os cuidados materno na região. Para a entidade, a implementação da Sala de Apoio à Amamentação não apenas fortalece os laços com a filosofia de oferecer assistência de excelência, mas também se torna um modelo inspirador.

Implantação - Inaugurada no dia 1º de junho deste ano, a Sala de Amamentação do HRT, se tornou o espaço preferido das mamães, enquanto aguardam atendimento. Francikely Silva, de 19 anos, usou o espaço enquanto sua bebe, que nasceu prematuramente, precisava de acompanhamentos na pediatria da unidade. 

“Na Sala de Amamentação, posso ficar tranquila e mantenho todos os cuidados que tenho de costume com a minha filha. Todos os meses venho consultá-la e aqui posso ficar aguardando o atendimento tranquilamente e até mesmo descansar, já que venho de longe”, disse. 
Um local de acolhida, orientação e incentivo ao aleitamento materno, com fraldário, lavabo e poltronas, a sala disponibiliza uma equipe assistencial apta a ajudar as usuárias.

É nesse contexto que a Sala de Amamentação do Regional do Tapajós é tão importante, um espaço reservado para as mães amamentarem seus filhos com privacidade e conforto. A sala funciona das 7h às 19h, todos os dias da semana.

Legislação - Regulamentadas pelo Ministério da Saúde, as salas de apoio à amamentação são espaços em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao filho no caso de não ser possível o contato pele a pele. Ou então, a usuária pode ficar à vontade para sentar e amamentar a criança enquanto aguarda atendimento na unidade de saúde. 

O diretor geral do hospital, Matheus Coutinho, comemorou o destaque. “A criação deste espaço especializado foi mais do que um investimento físico em 2023, foi um compromisso tangível em promover a saúde e o bem-estar das mães e bebês. O projeto da sala é pioneiro no oeste paraense e vem de um sonho que se tornou realidade, uma que colocou o HRT no mapa da excelência em cuidados de saúde”, disse. 

Ao adotar esse serviço, o HRT reforça seu compromisso com a qualidade e a humanização do atendimento, garantindo que cada lactante que busca seus serviços seja acolhida com cuidado, respeito e apoio integral. A implementação da Sala de Apoio à Amamentação é um exemplo claro de como a instituição está em sintonia com as melhores práticas recomendadas pela Planetree Brasil, abrindo caminho para uma assistência médica mais compassiva e centrada no paciente.

HRT - Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, o Hospital Regional do Tapajós conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI adulto, 10 UTI pediátrica, 10 UTI neonatal, 8 ginecológicos e obstétricos e 5 leitos UCI Canguru.

brazino777 Mapa do site