brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E ESPORTES

Campeonato Mundial de Karatê em 2024 terá participação de agente de segurança do Estado

Por Roberta Meireles (SEGUP)
27/12/2023 19h26

Investimentos do Governo do Estado na qualificação de agentes de segurança resultam em conquistas como a do Paulo Sérgio Nascimento Farias, subtenente da Polícia Militar, que irá representar o Brasil no Mundial em Malta

A partir de incentivos contínuos do Governo do Estado na formação dos agentes de segurança, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), o Campeonato Mundial de Karatê em 2024, realizado pela World Karate-Do Alliance (WKA), terá a participação de Paulo Sérgio Nascimento Farias, Subtenente da Polícia Militar e Gerente do Núcleo de Capacitação Física e Profissional (NUCAF) do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), vinculado a Segup. O atleta é bicampeão brasileiro na categoria Master D no kata individual pelo IESP e irá representar o Brasil no campeonato, que ocorrerá em Malta, na Europa, em março do próximo ano.

Em 2021, o Governo do Pará, através da Segup, entregou ao IESP uma nova quadra poliesportiva de 738,45 m² e o dojô equipado para a realização de aulas de artes marciais e defesa pessoal, que possui capacidade para até 30 pessoas. 

Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, acredita que o investimento realizado na área de Segurança Pública é refletido no papel que os agentes prestam à sociedade e no papel social que espaços como o IESP desempenham. “A estrutura entregue na atual gestão, junto a outros projetos como a escola de Karatê que funciona no Iesp, demonstram o compromisso na qualificação dos agentes sistema de segurança e todo o incentivo oferecido a eles, inclusive na área de esporte, tem garantido resultados e o desempenho e destaque de agentes como é o exemplo do nosso servidor e instrutor da escola de karatê, que estará representando nosso estado e os agentes de segurança”, concluiu. 

Praticante de karatê desde a adolescência, o subtenente utiliza as instalações esportivas do Instituto para a preparação física, que também são utilizadas para a prestação de serviços à sociedade. Além de competidor, o Subtenente Nascimento também é instrutor da Escola de Karatê do IESP (EKIESP).

Criada através de resolução em 2018 e em funcionamento desde janeiro de 2023, a Escola atende servidores da segurança pública do Estado, filhos de militares e à comunidade do entorno da sede, localizada em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. “Aqui no IESP, a gente treina diariamente. Alguns dias é a parte física, outros a parte tática e outros a parte técnica, juntamente com membros da Seleção Paraense que foram convocados para a Seleção Brasileira, e são faixas pretas que vêm para cá em dias alternados, e fazemos todos os treinamentos voltados para a competição”, explicou o subtenente.

Com 45 alunos matriculados e funcionamento nos turnos da manhã e tarde, a EKIESP, apesar de recente, já possui pódios em competições nacionais de karatê. Em outubro deste ano, seis atletas da Escola participaram, através da Federação Paraense de Karatê Filantrópico,  do Campeonato Brasileiro de Karatê, que ocorreu em Parauapebas, no Sudeste do Pará. Ao todo, foram conquistados um campeonato nacional, dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.

Texto: Esther Pinheiro (Ascom Segup)

brazino777 Mapa do site