brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Policlínica Lago de Tucuruí aumenta em 50% o número de pacientes atendidos com TEA

Núcleo de Atenção oferta terapia, avaliação e triagem a crianças, com diagnóstico confirmado ou em investigação de transtorno do espectro autista

Por Ascom (Ascom)
29/12/2023 09h38

Referência de saúde para os moradores dos sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí - Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí -, a Policlínica Lago de Tucuruí conta com o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), que oferta terapia, avaliação e triagem para pacientes com diagnóstico confirmado ou ainda em investigação do transtorno.

Atualmente, o Natea atende 120 crianças a partir dos 2 anos de idade. O número representa um aumento de 50% no número de pacientes atendidos em relação ao ano passado. 

Os usuários passam por uma série de atividades na unidade, sob os cuidados de profissionais de psicologia, assistência social, terapia ocupacional, educação física, fonoaudióloga e enfermagem, além das consultas médicas nas especialidades de pediatria, neuropediatria e psiquiatria. De janeiro até aqui, o Núcleo realizou um total de 16.500 atendimentos aos usuários. 

Pais e responsáveis – Além do acompanhamento de saúde promovido aos pequenos, a Policlínica também acompanha os pais e responsáveis dessas crianças, a partir do Programa de Atenção aos Cuidados (Proac). 

São convidados profissionais para conversar sobre como cuidar de crianças atípicas. Também são criadas atividades para os pais poderem desenvolver junto aos filhos, em casa. Em 2023, o Proac desenvolveu dois projetos: o “Recicla Natea”, que conta com a elaboração de recursos terapêuticos a partir de materiais recicláveis, e o “Cuidar de Quem Cuida”, que tem o objetivo de assistir o cuidador, com acolhimento e orientação.

“O Natea tem um papel fundamental na assistência e acompanhamento desses pacientes com diagnóstico de transtorno do espectro autista. E o atendimento vai além das crianças. Os nossos profissionais também acolhem esses pais e os ajudam nessa missão de cuidar dos filhos. É uma rede muito completa de serviços para o bom desenvolvimento dos nossos usuários”, comemorou o diretor-executivo da unidade, Francisco Amud.

Como ser atendido pelo Natea

Para entrar no Natea, é necessário que o usuário tenha laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou esteja em processo de investigação, seja clinicamente estável e tenha retaguarda familiar. O fluxo de entrada na unidade é realizado via regulação das secretarias de saúde dos municípios.

Serviço:

A Policlínca Lago de Tucuruí é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é pública e fica situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 Texto de Ascom Policlínica

brazino777 Mapa do site