brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E ECONOMIA

Orla de Salinópolis é opção de lazer e renda extra para trabalhadores locais

Ponto turístico da praia do Maçarico atrai visitantes e movimenta economia local

Por Denise Soares (SECOM)
31/12/2023 10h00

Vendedor ambulante no município de Salinópolis, Andrei José Corrêa comemora o segundo ano trabalhando na orla de um dos destinos mais procurados do Pará. No local, Andrei vende pastéis há seis anos e conta como o movimento mudou desde que o Governo do Pará entregou a nova estrutura, em dezembro de 2022. 

“Antes a orla era marcada pela erosão. Hoje em dia não, tudo mudou, e para melhor. Inclusive Gerou mais empregos após a entrega do novo espaço. Nós éramos apenas quatro ambulantes que trabalhavam aqui, agora, são mais de cinquenta. Então foi uma obra que deixou a cidade além de muito bonita, muito boa para gerar emprego. E graças a Deus a gente progrediu. Vivemos do turismo. Sem o turismo a gente não é nada", ressalta o trabalhador autônomo. 

Turismo– Salinópolis é um dos destinos turísticos mais visitados do Estado do Pará. A cada ano, estima-se que o município, localizado no nordeste paraense, recebe mais de 900 mil pessoas, principalmente durante as férias escolares, feriados e nas festas de fim de ano. 

A nova orla da cidade, localizada na praia do Maçarico, potencializou o desenvolvimento da região. Um espaço totalmente reconstruído e urbanizado, a orla possui várias áreas para atividades físicas como quadra de areia, ciclofaixa, academia ao ar livre, além de quiosque de venda de comidas.

O turista e empresário Jonathan Oliveira Soares, mora em Marabá, no sudeste paraense, e tirou uns de folga para visitar Salinópolis. A orla da cidade foi o ponto escolhido para a prática diária de exercício físico.

“O que chama mais a nossa atenção aqui é o movimento, a orla é bastante movimentada. A estrutura aqui do local é muito boa, bem preservada, as quadras são boas, uma academia que também tem aqui, a área de lazer também, praça de alimentação, espaço para crianças, muito importante", destaca o turista. 

Nova estrutura - O projeto de reconstrução da orla incluiu uma quadra de tênis, academia, quadra poliesportiva e pracinha, além de intervenções urbanísticas que preservaram o traçado original. Também há quiosques, lanchonetes, academia ao ar livre, parque infantil, iluminação noturna e área de contemplação da natureza.

Na área da antiga pracinha, os 1.200 metros de extensão da orla que antes estavam sendo atingidos pela erosão, comprometendo a Avenida Beira-mar, agora conta com um muro de arrimo para contenção das águas. 

brazino777 Mapa do site