brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO BRANCO

Hospital Regional do Tapajós abre programação sobre saúde mental

Palestras, dinâmicas e rodas de vivências serão realizadas durante o mês de janeiro na unidade, envolvendo gestores, pacientes e acompanhantes

Por Governo do Pará (SECOM)
08/01/2024 16h02

Nesta segunda semana de janeiro, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), no município de Itaituba, sudoeste do Pará, iniciou as ações da campanha nacional Janeiro Branco, para promover a conscientização e os cuidados com a saúde mental. A campanha visa alertar para a importância da saúde mental e emocional das pessoas, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

De acordo com a psicóloga da unidade, Thainara Aguiar, as doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol, entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.Palestra iniciou a programação do 'Janeiro Branco' no HRT

“Buscar qualidade de vida é um objetivo essencial para todos. Para alcançá-la, é preciso considerar três pilares fundamentais. Incorporar atividades físicas regulares, manter uma alimentação saudável e recorrer à psicoterapia tornam-se indispensáveis, especialmente para aqueles que enfrentam transtornos mentais. Reconhecer os sinais desses transtornos e sentir a necessidade de ajuda são passos importantes para garantir o bem-estar emocional e mental. Estar atento a esses pilares e buscar apoio quando necessário é crucial para uma vida equilibrada e saudável”, explicou a psicóloga.

A presença de gestores e funcionários do Hospital no ato de abertura da campanha demonstrou o compromisso da equipe profissional em abordar e promover a conscientização sobre esse tema tão importante.

Durante o mês de janeiro estão previstas diversas atividades, abrangendo palestras, dinâmicas e rodas de vivências, todas elaboradas pela Comissão de Humanização da unidade. Estas atividades serão direcionadas aos gestores, pacientes e acompanhantes. O objetivo principal é disseminar informações, promover reflexões e estimular ações que contribuam para o cuidado e a manutenção da saúde mental.

Na roda de vivência haverá troca de experiências e debates que visam promover a compreensão e o acolhimento em relação às questões psicológicas e emocionais dos gestores.

Movimento essencial - A coordenadora de Enfermagem da unidade, Cleidiane de Jesus, disse que a programação planejada para o “Janeiro Branco” visa alcançar pessoas de todos os ambientes da unidade, sobre os assuntos que envolvem a saúde mental.

“As ações evidenciam o comprometimento em quebrar tabus, promover a informação e estimular o cuidado com o bem-estar psicológico de todos na unidade. O ‘Janeiro Branco’ é um movimento cada vez mais essencial na promoção da saúde mental, e aqui no Regional do Tapajós estamos empenhados em ser parte ativa desse processo, oferecendo informação, apoio e oportunidades para a reflexão e cuidado emocional”, reiterou a coordenadora.

Texto: Ascom/HRT

brazino777 Mapa do site