brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO BRANCO

Em Paragominas, Hospital Regional do Leste alerta para cuidados com a saúde mental

O atendimento psicológico visa melhorar o quadro clínico dos usuários, ajudando a enfrentar com mais equilíbrio o adoecimento

Por Governo do Pará (SECOM)
10/01/2024 15h46

Profissionais garantem orientações e acompanhamento a usuários internados na unidadeJaneiro é o mês marcado pelas ações de prevenção em saúde mental, voltadas a conscientizar sobre os cuidados preventivos com o adoecimento da mente, que repercute negativamente no estado de saúde geral. As iniciativas fazem parte da campanha nacional denominada “Janeiro Branco”. O Hospital Regional Público do Leste do Pará (HRPL), no município de Paragominas, contribui com a campanha cuidando da saúde mental dos seus usuários internados, por meio de atendimento e acompanhamento humanizados, realizado pelos profissionais da Psicologia hospitalar.

“Usuários e familiares são acompanhados no período de internação, e o fluxograma do atendimento é feito por meio de interconsulta realizada pela equipe ou por via de busca ativa”, informou a psicóloga clínica do HRPL, Júlia Veloso.

Segundo o diretor-geral do HRPL, Diógenes Ticiani Couto, a unidade hospitalar está sempre atenta à saúde mental também dos acompanhantes e funcionários, pois são eles que auxiliam nos processos relacionados à internação e tratamento dos usuários. “Para cuidar ou acompanhar uma pessoa é necessário estar bem de saúde, inclusive com a saúde mental em dia. Por isso, procuramos cuidar também da saúde mental de quem cuida, como forma de promover a manutenção da saúde de todos no âmbito hospitalar”, destacou o gestor.

De acordo com a psicóloga, os atendimentos ness área visam melhorar o quadro clínico dos usuários, ajudando a enfrentar de forma mais equilibrada o processo de adoecimento.

Júlia Veloso cita os principais sintomas do adoecimento mental. A psicóloga orienta que “deve-se observar: intensidade, frequência e prejuízo clínico. Ou seja, se o indivíduo está em sofrimento a maior parte do tempo, persistindo por semanas ou meses, e isso tem interferido em sua rotina habitual, como trabalhar, estudar e se cuidar, já são sintomas de adoecimento mental”.

Ela ressaltou, ainda, que mesmo sendo importante o acompanhamento profissional de pessoas com adoecimento mental, leigos também podem ajudar. “O simples funciona. Ouvir sem julgamento, acolher e incentivar a procurar tratamento profissional, caso observada uma gravidade”, completou.

Impactos- Atualmente, disse a psicóloga, entre os fatores que impactam a saúde mental estão as mídias sociais. Ela enfatizou que, “a partir do momento em que o sujeito se compara com a realidade de uma pessoa totalmente diferente da sua, entra em sofrimento emocional com expectativas irreais, especialmente ao que se refere ao próprio corpo, imagem ou a conquistas materiais”.

A profissional orienta sobre a prática do autocuidado. “Tratar a si mesmo com mais carinho e amor. Autocuidado quer dizer equilíbrio nas mais diversas áreas da vida: autocuidado emocional, físico, social, espiritual. Se observe; conheça e estabeleça seus limites. Esteja perto de quem você ama. Faça atividades que te dão prazer. Tire um tempo para descansar a mente e o corpo. Estabeleça metas/sonhos para sua vida, e trabalhe para alcançá-los”, reforçou.

Recomeço - A campanha Janeiro Branco, criada em 2014, chama a atenção da sociedade sobre o tema, buscando estratégias políticas e sociais para que o adoecimento emocional seja conhecido, prevenido e combatido.

O mês de janeiro foi escolhido por ser símbolo de recomeço, um período quando normalmente as pessoas param e refletem sobre suas vidas e fazem planos para o ano. A cor branca também foi escolhida por simbolizar recomeço, pois em uma tela em branco as pessoas podem pintar, desenhar e escrever o que quiserem.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Texto: Joelza Silva - Ascom/HRPL

brazino777 Mapa do site