brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO À CIÊNCIA

Professora da rede estadual é selecionada para evento científico na Escola Sirius, em São Paulo

Será uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências com professores de vários estados do Brasil e de países da América Latina. e Caribe

Por Governo do Pará (SECOM)
11/01/2024 09h00

A professora da rede pública estadual Lizandra Bonfim foi selecionada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e representará o Pará na Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (Espem), em São Paulo. A profissional da educação leciona Química na Escola Estadual São Raimundo Nonato, em Santarém, no oeste paraense. O encontro será realizado entre os dias 15 e 19 de janeiro.

A seleção dos professores foi realizada por meio da avaliação do currículo lattes e por uma carta de intenção escrita pelo profissional, contendo os motivos para querer participar da escola. “O evento será de grande aprendizado, pois poderei trocar experiências com professores de vários estados do nosso Brasil e da América Latina. Conhecer toda uma tecnologia, inovações na área da Ciência é incrível, principalmente por poder trazer essa experiência para as escolas do meu tão amado Estado, novas estratégias de ensino de Química, além de contribuir para o crescimento dos meus educandos e da Ciência. Estou eufórica”, conta Lizandra Bonfim.

Entre as atividades do evento estão aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais do CNPEM, e palestras de convidados das áreas de Educação e Ciências. Também haverá visitas às unidades do CNPEM, incluindo o Sirius, fonte de Luz Síncrotron, que dá nome à Escola. Os professores também serão introduzidos nas pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de Luz Síncrotron, Biociências, Nanotecnologia, Biorrenováveis e Engenharias.

“Saber que a professora Lizandra Bonfim foi classificada entre os professores do Brasil nos deixa muito orgulhosos, e também representa um ganho muito significativo para a aprendizagem dos alunos da Escola Raimundo Nonato, que terão a oportunidade de vivenciar experiências inovadoras trazidas por ela, após sua imersão nesse ambiente tão favorável para a troca e aquisição de novas aprendizagens. E também nos alegra saber que a formação continuada faz parte da rotina de nossos professores”, diz a diretora da Escola Raimundo Nonato, Joelita Ferreira.

Intercâmbio - A Escola Sirius para Professores do Ensino Médio é voltada para professores de Física, Química e Biologia que atuam no ensino médio nas redes pública ou privada de ensino. Em 2024, deve ampliar o alcance e receber professores de todo o Brasil e demais países da América Latina e Caribe.

As vagas para os cinco dias de evento são oferecidas aos professores do ensino médio que ministram as disciplinas Física, Química e Biologia em escolas públicas, municipais e estaduais, escolas privadas e também federais.

Os candidatos passaram por uma seleção, com 338 inscritos. Sessenta 60 professores do Brasil, e de outros países da América Latina e do Caribe, foram escolhidos para o evento.

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc

brazino777 Mapa do site