brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Parque Estadual do Utinga celebra os 408 anos de Belém com programação especial

Serão três dias de ações voltadas à educação ambiental, saúde e cidadania

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
11/01/2024 19h07

A capital paraense completa 408 anos de fundação nesta sexta-feira (12). Para celebrar essa marca, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com as secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Cidadania (Seac), preparou uma programação especial no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”.

Serão três dias de atividades, com início nesta sexta-feira (12) e se estendendo até o dia 14 (domingo). A Unidade de Conservação (UC) será palco de diversas ações voltadas à educação ambiental, saúde e cidadania. Essa é uma forma de celebrar o aniversário da cidade de uma maneira significativa, promovendo o bem-estar da população.

No dia 12, está prevista a visita de alunos da rede pública, mais especificamente da Educação Infantil. Essa atividade tem como objetivo promover a conscientização ambiental e proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecerem de perto a biodiversidade presente no local.

Já no dia 13, de 7h às 12h, acontecerá a edição especial da Feira da Biodiversidade. Na ocasião, os visitantes poderão adquirir frutas, legumes e verduras, artigos de decoração, plantas medicinais, biojóias, lanches e muito mais. Além disso, serão promovidas ações de educação ambiental, com palestras e atividades interativas que visam conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Outra atividade marcante no dia 13 será a soltura de um novo grupo de ararajubas (Guaruba guarouba). Essa espécie, até pouco tempo, era considerada por instituições de pesquisa uma ave extinta nos arredores de Belém. Essa ação do Estado, conduzida pelo Ideflor-Bio, em parceria com a Fundação Lymington, busca contribuir para a conservação da espécie e sensibilizar a população para a proteção da fauna amazônica.

No último dia da programação, 14 de janeiro, de 8h às 12h, serão oferecidos diversos serviços de saúde e cidadania. A Sespa estará presente com orientações sobre saúde, atendimento de enfermagem para verificação de pressão arterial, glicemia, temperatura e saturação, além de vacinação contra Covid-19, Influenza, HPV, Hepatite B e dT (difteria e tétano). Também serão realizados testes rápidos para a detecção de ISTs (HIV, sífilis e hepatites B e C). 

A Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (Ceped) estará cadastrando pessoas para a obtenção de próteses, órteses, cadeiras de roda, cadeiras de banho e passe livre. Haverá ainda avaliação e orientação nutricional, agendamento de exames de mamografia e PCCU para mulheres, e agendamento de consultas e exames de rotina para homens.

Já a Seac, estará emitindo carteiras de identidade, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de regularizar sua documentação.

O gerente da Região Administrativa de Belém, Ellivelton Carvalho, afirmou que a programação foi pensada para integrar ações voltadas ao meio ambiente, saúde e a cidadania. “Durante esses três dias, o Parque Estadual do Utinga se tornará um verdadeiro ponto de encontro entre a natureza exuberante da Amazônia e a comunidade belenense, proporcionando momentos de aprendizado, lazer e cuidado com a saúde”, enfatizou.

brazino777 Mapa do site