brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
´SAÚDE

Referência em Hemodinâmica, Hospital Regional do Sudeste do Pará amplia acesso a tratamentos cardíacos

Em 2023, a unidade hospitalar realizou mais de mil procedimentos de alta complexidade com cirurgias invasivas em cateterismo e angioplastia

Por Ascom (Ascom)
11/01/2024 20h12

O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, na região de integração Carajás, tem se destacado como referência em tratamentos cardíacos com o serviço de Hemodinâmica. Em 2023, a instituição realizou mais de mil procedimentos de alta complexidade em Cateterismo e Angioplastia. 

Flávio Marconsini, diretor-executivo do hospital, ressalta que o serviço de hemodinâmica da unidade conta com uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas por meio de cirurgias minimamente invasivas, dispensando a necessidade de intervenções cirúrgicas abertas. 

"O aumento no número de procedimentos realizados na hemodinâmica em Marabá é um importante avanço para a saúde da população da região. Isso significa que mais pessoas terão acesso a tratamentos de alta complexidade, eficazes para uma variedade de condições cardíacas que podem salvar vidas", afirmou.

Aos 55 anos, Marcos Silva viu-se diante de desconfortos no peito, sendo encaminhado para tratamento na hemodinâmica do Regional de Marabá. Após uma minuciosa avaliação, submeteu-se a um procedimento de cateterismo cardíaco, cirurgia invasiva que proporcionou uma visão detalhada das suas artérias coronárias. 

"Estou imensamente grato pela atenção na hemodinâmica foi excepcional, desde a avaliação cuidadosa até o procedimento de cateterismo cardíaco. Graças a essa intervenção, obtive uma visão detalhada das minhas artérias, proporcionando um tratamento preciso para os desconfortos no peito que vinha enfrentando", destacou.

Alan Ferreira, diretor assistencial do hospital, enfatiza a importância das técnicas invasivas na área de hemodinâmica. "Essas abordagens inovadoras propiciam uma recuperação rápida e confortável para os pacientes, abrindo caminho para que muitos possam receber alta no mesmo dia. Essa prática otimiza a eficácia dos tratamentos, sendo avanço na prestação de cuidados de alta qualidade em nossa região", ressaltou.

Cateterismo e Angioplastia

Em 2023, o Centro de Hemodinâmica do Regional de Marabá, alcançou um marco significativo ao realizar 1.030 procedimentos de Cateterismo cardíaco e Angioplastia coronária. Estes procedimentos, são voltados para o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, destacam-se por sua alta complexidade e são executados de forma, minimamente invasiva.

O cardiologista Dr. Arilson Rodrigues, que atua no serviço de hemodinâmica do hospital, explicou que o cateterismo é um procedimento que permite visualizar as artérias do coração inserindo um cateter, um tubo fino e flexível, na artéria radial (punho) ou femoral ( virilha).

"Através desse procedimento, podemos identificar obstruções, avaliar a extensão dos danos e, em muitos casos, realizar intervenções terapêuticas imediatas (angioplastia). Além disso, o cateterismo cardíaco serve para o diagnóstico de doenças das válvulas, más formações vasculares, aneurismas e também em crianças.

O médico enfatiza que outro procedimento amplamente realizado na unidade é a angioplastia, que consiste na desobstrução das artérias coronárias com o implante de stents (tubos metálicos), os quais tratam o infarto do miocárdio diminuindo as taxas de óbito e insuficiência cardíaca (coração grande e fraco). 

Perfil: O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

brazino777 Mapa do site