brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E INCLUSÃO

UsiPaz Guamá completa um ano com mais de 121 mil beneficiamentos

No dia 12 de janeiro de 2023, o complexo implementou diversas iniciativas de inclusão social promovendo uma transformação no bairro do Guamá

Por Aline Seabra (SEAC)
12/01/2024 10h45

Nesta sexta-feira (12), no dia de aniversário de 408 anos de Belém, a Usina da Paz Guamá completa um ano de funcionamento. O projeto integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz), sob a coordenação da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), envolve diversas secretarias e órgãos parceiros. 

Conforme os dados do Núcleo de Articulação e Relações Institucionais (Nari/Seac), em um ano a UsiPaz Guamá registrou 121.888 beneficiamentos. Entre as atividades que o espaço oferece, está a emissão de documentos, cursos profissionalizantes, estímulo ao empreendedorismo, promoção da cultura, prática esportiva, opções de lazer e serviços de assistência à saúde humana e animal. 

"Desde o início das iniciativas do programa TerPaz no Guamá, a comunidade vem vivenciando mudanças significativas, principalmente com a chegada da Usina da Paz. Ao longo deste primeiro ano, proporcionamos uma variedade de oportunidades à população e testemunhamos a transformação de vidas, com moradores conquistando reinserção no mercado de trabalho, ampliando seus horizontes educacionais e desfrutando de atividades esportivas e teatrais", disse o secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando.

Ainda conforme o secretário, a UsiPaz permitiu o acesso à biblioteca para as crianças e a redução da violência no bairro. "Essas iniciativas são fundamentais para promover um ambiente mais seguro e propício ao desenvolvimento educacional das crianças, além de contribuir significativamente para a construção de uma comunidade mais unida e pacífica", destacou.

Transformação - O complexo levou à comunidade vários cursos profissionalizantes que transformaram a vida dos moradores. Para Heloísa Direito, 54 anos, a UsiPaz fez uma grande diferença na sua vida. Além de se profissionalizar em gastronomia  no complexo, ela conseguiu abrir uma lanchonete no seu bairro, o Guamá. “A Usina da Paz me ensinou que não posso desistir jamais dos meus sonhos. Por isso, quero começar no meu bairro, oferecer o que tenho de melhor para a minha vizinhança e, quem sabe, ganhar o mundo com o meu empreendimento”, contou Heloísa.

O morador Ocilvado Teles, 65 anos, do bairro do Guamá, é frequentador da Usina da Paz, onde busca regularmente serviços de saúde juntamente com sua esposa. Ele enfatizou a importância deste um ano de funcionamento e expressou o desejo de que mais homens tomem conhecimento dela, encorajando-os a realizar seus exames e a zelar pela própria saúde. "Considero essa ação extremamente relevante, e gostaria que mais pessoas do sexo masculino tivessem conhecimento dela, a fim de realizar seus exames e não negligenciar sua saúde", compartilhou o morador.

O coordenador geral do complexo, Renato Ferreira, ressaltou a relevância deste primeiro ano de funcionamento da UsiPaz. "Desde a implementação do TerPaz, observamos uma mudança radical. A inauguração da Usina da Paz representou a transformação social deste território. Os moradores se sentem acolhidos e reconhecidos com a atuação do Governo do Pará", declarou o gestor.

brazino777 Mapa do site