brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LIVROS

No aniversário de Belém, Biblioteca Pública Arthur Vianna destaca acervo com autores belenenses

Por Gustavo Pêna (FCP)
12/01/2024 12h30

Como forma de homenagear a cidade de Belém, que completa 408 anos de fundação nesta sexta-feira (12), a Biblioteca Pública Arthur Vianna, localizada no prédio-sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), no Centur, colocou em destaque no seu acervo obras escritas por autores belenenses e outras que contam o passado da capital paraense.

Na seção “Obras do Pará”, que fica no segundo andar, há exemplares que narram o processo de transformação de Belém, são eles: “História de Belém”, de Ernesto Cruz; “Belém - Cidade Faceira”, do escritor Ducarmo Souza; e “Belém do Grão-Pará”, de Dalcídio Jurandir. Todos os títulos estão em destaque aos frequentadores do local.

Além dessas obras, é possível encontrar um grande acervo de escritores nascidos na cidade: Age de Carvalho, escritora de “Arquitetura dos Ossos”; Carlos Correia Santos, autor de “O Baile dos Versos”; e Clóvis Moraes Rêgo, escritor de “Arthur Vianna”.

Bibliotecária responsável pela seção “Obras do Pará”, Socorro Henrique, de 61 anos, destacou que o acervo também é conhecido fora do Estado e até internacionalmente. “O nosso acervo é muito rico. Muitas pessoas vêm de fora do Brasil para pesquisar sobre a história do nosso Pará e de Belém. O acervo é muito antigo e valioso. Por conta da antiguidade, essas pessoas vão direto para seção de Obras Raras, então, aqui tem a história de muitos lugares da nossa capital e do Estado”, disse.

A servidora da FCP também acrescentou o que pode ser encontrado na Biblioteca Pública Arthur Vianna especificamente sobre Belém. “As obras que estão aqui falam de tudo, principalmente da história e da parte geográfica de Belém. Temos escritores de romance e poesia que nasceram aqui e compõem um acervo grandioso”, finaliza Socorro.

Para o advogado Mateus Aguiar, de 24 anos, a acessibilidade cultural do acervo de escritores belenenses e paraenses é importantíssima. “Ter a disponibilidade que a biblioteca proporciona por meio dessas obras é fundamental, especialmente para aqueles que não têm outras formas de acesso à história e à cultura. Com certeza, ter esses espaços disponíveis gratuitamente enriquece a vida das pessoas e fortalece a identidade cultural da região”, disse o frequentador da biblioteca.

Biblioteca Pública Arthur Vianna – O espaço promove o acesso à informação e à difusão de bens culturais, na perspectiva da memória cultural do Estado do Pará. Seus serviços abrangem atividades de incentivo à leitura, visitas institucionais e monitoradas, palestras, exposições, cursos, oficinas e programações culturais diversificadas, para todos os públicos, atendidos diariamente em seus espaços, que estão abertos de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

Com informações de Jhullyele Santos - Ascom/FCP

brazino777 Mapa do site