brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Em Belém, Mangueirão vira palco de eventos esportivos, culturais e religiosos

Por Giovanna Abreu (SECOM)
14/01/2024 09h00

Desde a reabertura, em abril de 2023, totalmente reconstruído, o Estádio Olímpico do Pará - Jornalista Edgar Proença, o Novo Mangueirão, já foi palco de mais de 10 grandes eventos esportivos, culturais e religiosos realizados em Belém. As obras, realizadas pela Secretaria de Obras Públicas do Pará (SEOP), também adequaram a estrutura do espaço para que se tornasse uma arena multiuso capaz de sediar diversos eventos de forma simultânea. 

“Belém conta agora com o mais moderno equipamento para ser palco de importantes eventos esportivos e culturais. Após sua reconstrução, o Novo Mangueirão oferece todo o conforto e segurança para o público, além de garantir a geração de emprego e renda”, destaca Cássio Andrade, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Pará (Seel). 

O clássico do futebol paraense RexPa marcou a entrega oficial da ampliação e modernização do Estádio, no dia 09 de abril de 2023. O advogado Diogo Campos, 36 anos, torcedor do Clube do Remo, que frequenta o estádio desde criança, por influência do pai, aprovou a nova estrutura do Mangueirão. 

“A nova estrutura ficou muito boa, principalmente, pela questão da troca do assento pela cadeira, ficou muito mais confortável. Espero que os torcedores saibam aproveitar e conservar o patrimônio. Como um apreciador e um apaixonado pelo futebol, o Mangueirão tem uma importância enorme. Os paraenses têm lindas memórias construídas lá, de jogos e momentos memoráveis”, pontua o torcedor. 

O jogo entre Brasil e Bolívia, realizado no dia 08 de setembro de 2023, foi outro destaque. A partida só pôde ser realizada devido à reconstrução do Mangueirão, quando o estádio ganhou status de arena, com capacidade para 50 mil pessoas. O engenheiro responsável pelo tratamento do gramado do estádio, Raimundo Mesquita, afirma que, na ocasião, a imprensa internacional elogiou a nova estrutura e a qualidade do gramado. 

“Tenho muito orgulho de cuidar desse espaço tão importante para os paraenses. Um estádio só é completo se ele tiver um gramado em boas condições. Até parte da década de 90, nossos gramados não eram tão seguros para a prática, enquanto hoje, a estrutura atual do Mangueirão é uma das melhores do Brasil. O novo Mangueirão conta com todas as tecnologias empregadas em outros grandes estádios”, afirma. 

RELIGIOSO– O culto de celebração do aniversário de 50 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Pará foi um dos principais eventos religiosos realizados no Mangueirão após a reabertura. O público presente estimado foi de 45 mil pessoas. 

CULTURAL – Entre os principais eventos culturais realizados no Mangueirão, desde a reabertura, estão: os shows dos cantores Thiaguinho, Gustavo Lima e Nathanzinho; os festivais New Experience, do DJ Alok, PSICA e VIIXE Forró e Piseiro; além da gravação do DVD da Joelma, em novembro de 2023. 

O jornalista Jobson Marinho, que assistiu ao show da Joelma, ressalta que a estrutura do estádio é completamente adequada a grandes eventos. “O estacionamento e o acesso são muito bem sinalizados e fazem a diferença na experiência. Apesar de muita gente, foi tranquilo acessar o gramado, sem tumulto. A gente já estava chamando a gravação de SuperBowl do Pará, para o tanto de estrelas da música paraense e brasileira naquele palco. Por isso, era necessária uma estrutura à altura e acho que o Mangueirão foi a melhor escolha”, comenta. 

Na última quinta-feira (11), para celebrar o aniversário de 408 anos da capital paraense, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promoveu um show com Manu Bahtidão, Thiago Costa, MC Dourado e aparelhagem Carabao, no estacionamento do Estádio Olímpico.

brazino777 Mapa do site