brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Uepa aprova novos programas de Residência Multiprofissional da Saúde

Ao todo, as quatro novas residências ofertarão 43 vagas, sendo 20 para Tucuruí, 13 para Santarém e 10 para Ananindeua

Por Monique Hadad (UEPA)
15/01/2024 14h02

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) teve quatro projetos de Programas de Residência em Área Multiprofissional da Saúde aprovados. São eles: Atenção à Saúde Mental e Atenção Básica - Saúde da Família, que serão ofertados em Tucuruí; Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, em Ananindeua; e Atenção em Terapia Intensiva - Adulto, Pediátrica e Neonatal, que será desenvolvida em Santarém.

O resultado foi divulgado por meio da Portaria, publicada no dia 11 de janeiro de 2024, no Diário Oficial da União. Ao todo, as quatro novas residências ofertarão 43 vagas, sendo 20 para Tucuruí, 13 para Santarém e 10 para Ananindeua (nas Grande Belém). Serão contempladas as seguintes especialidades: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) da Uepa, professora Gabriela Ribeiro, os projetos têm "foco na vigilância epidemiológica e nas necessidades de cada localidade, de cada município". Para a aprovação, as propostas foram submetidas à avaliação do Ministério da Educação e, após, ao aval do Ministério da Saúde.

"Com o plano de fortalecimento das residências, estamos conseguindo mais vagas, mais aprovações de projetos para o norte do país e para a Amazônia, pensando que a maior parte dessas residências são fora da Região Metropolitana de Belém. Nós vamos, cada vez mais, capacitar os municípios, justamente nas especialidades, na atenção à formação profissional que a residência se propõe a fazer - que a gente conhece como ensino em serviço - e vai cada vez mais melhorar os serviços de saúde, em especial os disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde)", destaca Gabriela Ribeiro.

Com a aprovação dos novos projetos, a Uepa agora irá ofertar 19 Programas de Residência Multiprofissional, sob a forma de curso de especialização. Para a coordenadora da Coremu, ainda há a possibilidade de o número de Residências Multiprofissionais serem ampliadas para 26 programas, pois outras sete propostas (direcionadas aos municípios de Redenção, Conceição do Araguaia, Ananindeua e Marabá) já foram aprovadas pelo Ministério da Educação, por meio do Sistema Nacional de Residências em Saúde - Sinar. As propostas serão ainda submetidas ao edital de bolsas do Ministério da Saúde.

Os Programas de Residência Multiprofissional da Uepa são dirigidas às categorias profissionais que compõem a área da saúde, exceto a médica. As residências são ofertadas por meio de parceria entre a Uepa com as mais diferentes instituições do Pará e ocorrem na modalidade presencial.

brazino777 Mapa do site