brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Parque Estadual do Utinga celebra os 408 anos de Belém com serviços de saúde e cidadania

A iniciativa reforçou o compromisso do Governo do Pará com o bem-estar e o desenvolvimento social da população

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
15/01/2024 19h46

Quem passou pelo Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, no último domingo (14), encontrou uma série de serviços de saúde e cidadania ofertados pelo Governo do Pará. Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com as secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Cidadania (Seac), a iniciativa fez parte das comemorações pelos 408 anos de Belém.

Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços na área da saúde, visando atender as necessidades da população. Entre os serviços disponibilizados estavam orientações sobre saúde, atendimento de enfermagem para verificação de pressão arterial, glicemia, temperatura e saturação, além de vacinação contra a Covid-19, Influenza, HPV, Hepatite B e dT (difteria e tétano).

Outro destaque foi a realização de testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV, sífilis e hepatites B e C. Essa iniciativa é de extrema importância para a prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças, garantindo assim a saúde e bem-estar da população.

Além dos serviços de saúde, a Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (Ceped) também esteve presente no evento, possibilitando o cadastro para obtenção de próteses, órteses, cadeira de rodas, cadeira de banho e passe livre. Essa medida visa garantir a inclusão e acessibilidade das Pessoas com Deficiência (PcDs), proporcionando-lhes maior autonomia e qualidade de vida.

A programação também contemplou ações direcionadas às mulheres, como o agendamento para exame de mamografia e PCCU, e aos homens, com agendamento de consulta e exames de rotina (check-up). Já na área de cidadania, também foram realizados serviços importantes, como a emissão de carteiras de identidade, para facilitar o acesso a serviços e benefícios oferecidos pelo Estado.

O gerente da Região Administrativa de Belém, Ellivelton Carvalho, ressaltou que a programação no Parque Estadual do Utinga foi um sucesso, beneficiando um grande número de pessoas. “Essa iniciativa foi fundamental para promover a saúde, a inclusão e a cidadania, reforçando o compromisso do Governo do Pará com o bem-estar e o desenvolvimento social da população”, enfatizou. 

brazino777 Mapa do site