brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Policlínica Lago de Tucuruí garante atendimento completo a pacientes renais

Com mais de 6 mil sessões de hemodiálise realizadas em 2023, a unidade atende, atualmente, mais de 50 pacientes renais

Por Governo do Pará (SECOM)
18/01/2024 13h57

Com a oferta de assistência em 33 especialidades ambulatoriais, a Policlínica Lago de Tucuruí é referência em saúde para moradores dos sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí - Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí. A unidade conta com um atendimento especializado em nefrologia, que faz o acompanhamento completo dos pacientes com doenças renais.

“O paciente chega aqui encaminhado por um médico da Atenção Primária, que avalia a necessidade daquele usuário ser atendido por um nefrologista. A partir daí, ele é acompanhado pelos nossos profissionais. A consulta inicial serve para avaliar o grau de insuficiência renal e definir o tratamento mais adequado”, explicou o nefrologista Ney Junior Fernandes, responsável técnico pelo setor.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista, assistente social e psicólogos, além dos médicos. “Fazemos consultas, exames, checamos o fator nutricional e a parte psicológica também para prestar a melhor assistência”, informou.

Hemodiálise– A maioria dos pacientes com problemas renais que chega à Policlínica faz  tratamento com medicamentos, mudanças nos hábitos alimentares e de estilo de vida. De acordo com o especialista, pacientes considerados no grau 5 de insuficiência renal, que têm apenas 15% ou menos do funcionamento dos rins, precisam ser encaminhados ao serviço de hemodiálise, que também é ofertado pela unidade. “Para esse perfil de paciente já não conseguimos mais controlar apenas com a medicação, sendo necessária a Terapia Renal Substitutiva”, explicou.

No ano passado, foram realizadas 6.725 sessões. A Poli Lago de Tucuruí conta com 30 máquinas de hemodiálise, que fazem a filtragem do sangue, retirando líquidos e toxinas, como ureia e creatinina. Atualmente, 53 pacientes são atendidos na instituição, realizando as sessões três vezes por semana.

Sintomas – O médico ainda reforçou que os problemas renais ocorrem, na maioria das vezes, de maneira silenciosa, e quando o paciente procura um profissional geralmente já está em um quadro avançado da doença. O profissional alertou usuários com hipertensão e/ou diabetes, que são mais propensos a desenvolver insuficiência renal.

“A maioria dos nossos pacientes é hipertensa ou diabética , ou os dois juntos. Esse público tem que ter muito cuidado com a creatinina, que é o exame realizado para verificar as funções dos rins. Por isso, o acompanhamento é fundamental já que essas doenças crônicas podem comprometer o funcionamento renal”, concluiu.

Serviço: A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 h às 19 h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

Para ter acesso aos serviços da Policlínica é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na Atenção Primária, como postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso garante uma distribuição equitativa dos serviços.

Texto: Ascom/Poli de Tucuruí

brazino777 Mapa do site