brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Ideflor-Bio distribui mudas de cacau para impulsionar agricultura familiar em comunidade da APA Lago de Tucuruí

Ainda em 2023, o Instituto recebeu a doação de 12 mil sementes de cacau, o que possibilitou a efetividade da ação

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
18/01/2024 19h21

Com o objetivo de fortalecer o viveiro da Comunidade João Canuto, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí, na região sudeste paraense, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) recebeu, ainda em 2023, a doação de 12 mil sementes de cacau da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Na ocasião, através de um esforço conjunto da Gerência da Região Administrativo do Lago de Tucuruí (GRTUC) do Ideflor-Bio, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e de comunitários, as sementes foram cuidadosamente acondicionadas em sacolas e semeadas, seguindo as orientações da agrônoma e titular da GRTUC, Keylah Borges.

Desde então, a comunidade tem recebido acompanhamento técnico constante, visando garantir o sucesso do projeto. Esse suporte culminou em dezembro, quando a equipe da GRTUC realizou uma capacitação com os moradores. No evento, foram abordados os aspectos relacionados à implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), uma estratégia que visa harmonizar a produção agrícola com a conservação ambiental.

Segundo Keylah Borges, a capacitação foi de extrema importância, uma vez que os membros da comunidade estavam prestes a receber as mudas prontas para serem plantadas no campo. “Com o conhecimento adquirido, eles estarão preparados para implementar práticas sustentáveis de cultivo, garantindo a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida”, afirmou a gerente.

Nesta semana, a equipe da GRTUC, em colaboração com a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do João Canuto, coordenou a distribuição das mudas nas propriedades dos beneficiários do Projeto PROSAF do Ideflor-Bio. A iniciativa visa fomentar a agricultura familiar e promover o desenvolvimento econômico da região.

“A ação representa um importante passo para a comunidade João Canuto, que agora tem a oportunidade de diversificar suas atividades agrícolas e fortalecer a produção de cacau. Além disso, o projeto contribui para a valorização e preservação da cultura local, promovendo a sustentabilidade e o progresso da região”, concluiu a titular da GRTUC, Keylah Borges. 

brazino777 Mapa do site