brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Oficina de produtos e serviços turísticos capacita condutores de trilhas na Serra das Andorinhas

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender a elaborar roteiros e passeios turísticos, com ênfase na importância de oferecer experiências autênticas aos visitantes

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
19/01/2024 11h31

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), promoveu na quinta-feira (18), uma oficina de produtos e serviços turísticos voltada aos condutores de trilhas da Serra das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, região sudeste paraense. 

A capacitação, realizada no prédio-sede da Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), foi ministrada pela turismóloga e técnica em gestão de Meio Ambiente da Semas, Letícia Lima de Freitas. Durante o evento, o MPPA, por meio da 3ª Região Agrária de Marabá, destacou que o Turismo de Base Comunitária (TBC) desempenha um papel vital na promoção da sustentabilidade para a agricultura familiar e comunidades tradicionais.

Já Letícia Lima de Freitas compartilhou sua expertise em elaboração de roteiros, abordando temas como a importância de criar produtos turísticos no parque que valorizem os recursos naturais e culturais existentes, além do aproveitamento e criação de serviços com a comunidade do entorno do parque, que pode oferecer serviços de alojamento e alimentação, por exemplo.

Vale lembrar que a Serra das Andorinhas é um importante atrativo turístico do Pará, conhecido por sua exuberante biodiversidade e paisagens deslumbrantes. Com o objetivo de promover o turismo responsável na região e valorizar o trabalho dos condutores de trilhas, o Ideflor-Bio, por meio da GRA, organizou a oficina para aprimorar os conhecimentos dos profissionais nessa área.

Neste sentido, a iniciativa também abordou estratégias de marketing e promoção dos serviços turísticos, visando atrair um maior número de visitantes para a região. Os condutores de trilhas foram orientados sobre como divulgar seus serviços nas redes sociais, criar parcerias com agências de viagens e utilizar ferramentas de marketing digital para aumentar sua visibilidade.

Satisfação - A capacitação foi bem recebida pelos participantes, que destacaram a importância de investir na capacitação dos profissionais do setor turístico. Para eles, a iniciativa proporcionou um aprimoramento dos conhecimentos e habilidades necessárias para oferecer um serviço de qualidade aos visitantes da Serra das Andorinhas.

“Com a capacitação, esperamos que os condutores de trilhas estejam preparados para oferecer experiências únicas aos turistas que visitam a região, promovendo o desenvolvimento econômico local e a preservação do meio ambiente”, afirmou a titular da GRA, Laís Mercedes. 

Ela disse, ainda, que o Ideflor-Bio, por meio da GRA, tem cada vez mais reafirmado o compromisso de continuar investindo na capacitação dos profissionais do setor turístico, visando o desenvolvimento sustentável da região do Araguaia e a valorização do patrimônio natural e cultural do Estado do Pará.

brazino777 Mapa do site