brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO BRANCO

Hospital Geral de Tailândia aborda os cinco pilares da vida saudável

A programação enfatizou a importância do equilíbrio mental, exercício físico, alimentação saudável, relações sociais e sono de qualidade

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
20/01/2024 16h57

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), no Sudeste do Pará, concluiu a Semana da Saúde Mental, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). O evento, iniciado na última segunda-feira (15), foi encerrado na sexta-feira (19), como parte da campanha nacional Janeiro Branco, que busca a conscientização sobre a importância da saúde mental.

As atividades desenvolvidas ao longo da semana foram estruturadas nos cinco pilares fundamentais para uma vida saudável: equilíbrio mental, exercício físico, alimentação saudável, relações sociais e sono de qualidade.

HGT realizou programação durante uma semana Para abordar o pilar do equilíbrio mental, foram realizadas oficina, palestras e dinâmicas, ministradas pela psicóloga da unidade. A iniciativa proporcionou aos participantes informações e ferramentas para cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho e na vida cotidiana.

A psicóloga Izabel Alves explicou que a oficina foi projetada para fornecer ferramentas práticas e informações essenciais para promover o equilíbrio mental nos ambientes de trabalho e na vida cotidiana. "Durante nossa atividade, abordamos estratégias para lidar com o estresse, promover a resiliência e criar ambientes mais saudáveis para o desenvolvimento emocional. É crucial reconhecer que a saúde mental é uma parte fundamental do bem-estar geral, e nosso objetivo foi capacitar os participantes a integrar práticas saudáveis em sua rotina diária", destacou a psicóloga.

Marinalva Santos, 31 anos, residente no bairro Centro, em Tailândia, disse que "essas atividades que os profissionais do HGT puderam participar demonstraram um compromisso com o bem-estar dessas pessoas que trabalham para nos ajudar. Com certeza, vai refletir de forma positiva no cuidado e na atenção dedicados à saúde dos pacientes atendidos por esses profissionais". Ela esteve na unidade hospitalar para acompanhar o marido em uma consulta com o ortopedista.

A promoção da atividade física foi abordada em aula do ritmo Zumba na área externa do HGT, que estimulou a prática de exercícios físicos e reforçou a importância do bem-estar corporal para a manutenção da saúde geral.

Receitas saudáveis - No pilar alimentação saudável, a equipe de Nutrição do HGT distribuiu livros com receitas saudáveis e orientações nutricionais. Para fortalecer as relações sociais, um karaokê foi realizado no auditório. A atividade proporcionou momentos de descontração e integração entre os profissionais, enfatizando a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho.

O pilar do sono de qualidade foi abordado de maneira inovadora, transformando o auditório em um dormitório coletivo. O ambiente foi cuidadosamente aromatizado, e um "cantinho do chá" foi disponibilizado para que os participantes pudessem desfrutar de momentos relaxantes. A música complementou a experiência, promovendo um ambiente propício ao repouso de qualidade. 

A enfermeira Elizandra Meireles, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), ficou entusiasmada com a iniciativa do dormitório. Grávida do primeiro filho, e atenta às necessidades do ambiente hospitalar, Elizandra elogiou o espaço projetado para promover o sono de qualidade.

"Como enfermeira e gestante, aprecio muito a preocupação do HGT em criar um espaço propício para o descanso. O dormitório coletivo proporcionou um ambiente tranquilo e confortável, contribuindo para a qualidade do sono de todos, algo crucial para o bem-estar não apenas dos colaboradores, mas também para aqueles que precisam estar plenamente dedicados ao cuidado dos pacientes", ressaltou.

A coordenadora do GTH, Patricia Manfredi, ressaltou a importância de abordar a saúde mental de maneira abrangente, integrando-a às práticas diárias. "A Semana da Saúde Mental foi cuidadosamente planejada para oferecer atividades que toquem diferentes aspectos da vida cotidiana. Queríamos ir além de simples palestras, e criar experiências que estimulassem a reflexão e a prática de hábitos saudáveis", destacou Patricia.

No encerramento das atividades, o HGT firmou parceria com a empresa Belém Bioenergia Brasil (BBB), para a realização de palestras em uma escola e em comunidade rural, abordando a conscientização sobre saúde mental.

Estrutura- O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

brazino777 Mapa do site