brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Processo Seletivo de Residência Multiprofissional em Saúde, para Belém e Santarém, abre inscrições

Por Monique Hadad (UEPA)
23/01/2024 11h28

Estão abertas as inscrições ao Processo Seletivo de Residência Multiprofissional em Saúde, para Belém e Santarém, com o objetivo de preencher vagas específicas aos programas multiprofissionais vinculados às instituições descritas a seguir: Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Hospitais Associados - Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Hospital Ophir Loyola; Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna – Santarém; e Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, através da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/Uepa).

Conforme cronograma inserido no edital, as inscrições poderão ser efetuadas até o dia 01 de fevereiro, exclusivamente de forma on-line. Para que a inscrição seja efetivada, o(a) candidato(a) deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00. Será concedida a isenção do pagamento às Pessoas com Deficiência (PcD), desde que cumpram as exigências definidas, e àqueles com hipossuficiência econômica e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

São oferecidas dez vagas, distribuídas por categorias profissionais e áreas de concentração. A bolsa dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional em Saúde está fixada no valor de R$ 4.106,09, a partir de Portaria Interministerial, de outubro de 2021.

Para se inscrever no processo seletivo, os candidatos deverão ter curso de graduação em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Também poderão concorrer portadores de diploma ridado por universidade pública e brasileira, de acordo com a legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu).

Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde são voltados para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, farmacêutico-bioquímicos e fonoaudiólogos. Eles estão distribuídos nas seguintes áreas de concentração: Atenção à Saúde Mental; Atenção à Saúde Cardiovascular; Urgência e Emergência no Trauma; Oncologia - Cuidados Paliativos; Atenção em Nefrologia; Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia; e Atenção em Hemoterapia e Hematologia. Todos estão credenciados/autorizados junto ao Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde.

Com carga horária de 60 horas semanais, as Residências Multiprofissionais se constituem como ensino de pós-graduação Lato Sensu e são caracterizadas por ensino em serviço. Os residentes, independentemente de sua área de concentração/categoria profissional, deverão atuar em diversos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS): atenção básica, média e alta complexidade.

Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde terão a duração de 24 meses e serão distribuídos em 80% para atividades práticas e 20% para atividades teóricas. A previsão é que o resultado final do processo seletivo seja divulgado no dia 22 de fevereiro e as aulas iniciem no dia 01 de março.

brazino777 Mapa do site