brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE DE VIDA

Profissionais de saúde do Hospital Regional do Sudeste do Pará participam de palestras sobre saúde mental

A iniciativa visa fortalecer o bem-estar psicológico dos colaboradores que atuam na instituição

Por Ascom (Ascom)
24/01/2024 12h22

 O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou na terça-feira (23), palestras sobre saúde mental para os colaboradores da instituição. A iniciativa, que teve continuidade nesta quarta-feira (24), conta com apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e visa fortalecer o bem-estar psicológico dos profissionais de saúde, que enfrentam diariamente desafios em sua missão de salvar vidas. 

Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital, ressaltou a importância de zelar pela saúde mental dos colaboradores. "Nossa equipe é o nosso maior ativo, garantir seu bem-estar é fundamental para a prestação de serviço de qualidade aos pacientes. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente de trabalho saudável a todos", destacou.  

A ação, promovida pelo setor de Humanização e Gestão de Pessoas da unidade do Governo do Pará, reflete um compromisso valioso com o bem-estar dos profissionais de saúde, reconhecendo a necessidade de abordar questões sensíveis, como depressão, ansiedade e fatores estressores comuns enfrentados por esses profissionais. 

Arthur Zanelli, coordenador de Gestão de Pessoas do hospital, ressaltou os esforços da instituição em criar um ambiente que valorize a saúde mental dos profissionais. "Ações como essa são essenciais para proporcionar suporte emocional e ferramentas que ajudem nossos colaboradores a enfrentar os desafios diários. Reconhecemos a importância de cuidar da mente daqueles que cuidam de tantas vidas”, explicou. 

Conscientização - As atividades de sensibilização realizadas no Regional de Marabá fazem parte da programação do "Janeiro Branco", mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. Ao longo do mês, psicólogos da unidade e parceiros conduziram atividades terapêuticas, proporcionando um espaço de cuidado e reflexão para usuários e colaboradores. 

Um dos palestrantes da ação, o Dr. Roberson Geovani Casarin, professor da Unifesspa, compartilhou suas experiências e perspectivas sobre a importância dos cuidados com mente. "A saúde mental é um componente essencial da saúde integral do ser humano. Ela afeta a forma como pensamos, sentimos e nos comportamos, e é importante para o nosso bem-estar físico, emocional e social", enfatizou.  

O profissional ainda ressaltou que quando estamos com a saúde mental em dia, somos capazes de lidar com os desafios da vida de forma mais eficaz, com mais energia e motivação. "A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Afinal, não adianta estarmos com o corpo saudável, se a nossa mente não estiver bem", explicou.   

A enfermeira Odaires Holanda, que participou das palestras do Regional do Sudeste, destacou a importância da iniciativa na promoção da saúde mental. "Essa é uma questão fundamental para a nossa qualidade de vida, e é importante compreendermos nossos limites e buscarmos ajuda profissional quando necessário", afirmou. 

"Acreditamos que a saúde mental é um pilar fundamental para a qualidade de vida, produtividade e a segurança do trabalho dos profissionais de saúde. Estamos comprometidos em promover ações de conscientização e cuidado aos nossos colaboradores durante o ano. Queremos criar um ambiente de trabalho saudável, humanizado e acolhedor, onde nossos colaboradores se sintam apoiados e motivados para exercer suas atividades", explicou Alan Ferreira, diretor assistencial do hospital. 

 Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).    

A unidade hospitalar referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região, conta com 115 leitos, dos quais 77 são para unidades de internação clínica e médica, e 38 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI), UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.    

brazino777 Mapa do site