brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HÁBITOS

Economia Sustentável: Codec dá continuidade às ações de conscientização ambiental no trabalho

Na ação, serão coletados resíduos recicláveis como óleo de cozinha, vidro, papel, plástico, metal e eletrônicos que serão entregues à CONCAVES

Por Tarcya Amorim (CODEC)
25/01/2024 14h24

“Acho importante a Codec desenvolver ações voltadas à sustentabilidade com base no conceito de economia circular, ainda não havia trabalhado em um ambiente que tivesse essa preocupação, que pra mim é de grande importância e que eu já adoto várias ações de sustentabilidade em casa. É necessário e plausível essa iniciativa da Companhia, junto a cooperativas e associações que trabalham com material reciclado, e que ajudam dando uma melhor destinação  desses materiais, que na maioria das vezes vão parar nos lixões da cidade gerando impactos ambientais gravíssimos para o meio ambiente” disse Lívia Cavalcante, Gerente de Planejamento e Orçamento da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). 

Com foco no desenvolvimento da conscientização sustentável entre seus colaboradores, uma ação de coleta de resíduos recicláveis como óleo de cozinha, vidro, papel, plástico, metal e eletrônicos começou nesta quinta-feira (25) e seguirá até a próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, na sede da CODEC. Todo material arrecadado será destinado à CONCAVES (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis). 

A iniciativa busca amenizar os impactos do descarte irregular de bens de consumo, por meio da reciclagem, além de gerar renda aos cooperados, que fazem parte da iniciativa, colocando em prática o conceito economia circular, que é a construção do desenvolvimento econômico associado ao melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima.

Juliana Pantoja, que trabalha há 8 anos como assessora administrativa e financeira da CODEC, já adota hábitos sustentáveis em sua rotina e destaca a importância de levar essa prática também, para o ambiente de trabalho. “A maior parte das minhas práticas estão relacionadas aos bens de consumo que adquirimos no dia-a-dia, e que apresentam possibilidade de serem substituídas por outras, a exemplo da não utilização de sabonetes com embalagem de plástico, apenas papel. Na CODEC, os papéis sem utilidades também podem ser descartados de forma correta, sem agredir o meio ambiente, além de proporcionar esse conhecimento aos colaboradores, causa um efeito importante de práticas adequadas dos resíduos recicláveis” destacou a colaboradora. 

Além dos funcionários da CODEC, interessados em participar do movimento sustentável também podem fazer a coleta seletiva em sua casa ou até mesmo no trabalho e entrar em contato com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, pelo número (91) 98384-1929.

brazino777 Mapa do site