brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE GRÁFICA

Fundação Cultural do Pará realizará a X Semana do Quadrinho Nacional, no Centur

Uma vasta programação será oferecida gratuitamete ao público, com workshop, masterclass, exposição e sessão de autógrafo

Por Gustavo Pêna (FCP)
25/01/2024 16h30

Em comemoração ao Dia do Quadrinho, a Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Biblioteca Pública Arthur Vianna, realizará a X Semana do Quadrinho Nacional, no Centur, em Belém. O evento será aberto no dia 30 de janeiro, prosseguindo até 2 de fevereiro, a partir de 10 h. A programação consiste em workshops, masterclass, exposições e sessões de autógrafos. A entrada é gratuita, mas algumas experiências precisam de inscrição.

O evento chega à décima edição atraindo um público de todas as idades para o fascinante universo das histórias em quadrinhosA proposta do evento é oferecer ao público conhecimento, informação e entretenimento, além de estímulo à leitura e à produção de histórias em quadrinhos (HQs). Também visa dar protagonismo e valorização às HQs produzidas no Brasil, divulgando o que é realizado no Pará e na região Norte.

Este ano, a Semana do Quadrinho Nacional da FCP comemora sua 10ª edição. Para marcar a data, a Biblioteca elaborou diversas programações no espaços do Centur. Haverá bate-papo, workshop, atelier livre, exposições, Feira de Quadrinhos, o famoso Beco dos Artistas - espaço destinado à apresentação, trocas e comercialização de quadrinhos, ilustrações, tiras e quaisquer outros formatos de publicações e impressos de produção autoral independentes ou financiadas -, e ainda lançamentos de publicações recentes com sessão de autógrafos.

Para Jorge Ramos, técnico em Gestão Cultural da Biblioteca Pública Arthur Vianna, o evento tem o papel de fomentar e difundir a produção de quadrinhos e ilustrações no cenário paraense. “Esse papel surge de diversas maneiras, com a apresentação de oficinas, exposições e debates, e também na utilização das ilustrações dos artistas que vêm aqui expor a sua arte. É importante notar que em cada edição a Semana do Quadrinho cumpre muito bem essa função de destacar e homenagear diversos artistas”, disse Jorge Ramos.

Em alguns espaços da FCP ocorrerão programações especiais para o público de quadrinhos. A Praça do Povo e o Auditório Aloysio Chaves abrigarão as demais experiências.

Confira a programação completa aqui.

História - O dia 30 de janeiro de 1869 foi marcado pelo lançamento da primeira história em quadrinhos no Brasil. Em Belém, esta data foi comemorada em 1992 por um grupo de quadrinistas chamado Ponto de Fuga. O evento ocorreu na Casa da Linguagem, integrante da Fundação Cultural do Pará, se tornando um evento regular da FCP a partir de 2015.

Diversos temas foram abordados desde então, como questões relacionadas à produção, ao mercado e à linguagem, até pesquisas acadêmicas sobre quadrinhos, além das atualidades sociais, como a representatividade negra e feminina nas HQs.

Na X edição, a FCP contou com a parceria do Coletivo BRT, que organizará as atividades, sendo responsável por criar a marca oficial utilizada no evento. O Coletivo BRT propõe discutir a urbanidade caótica da Amazônia por meio das histórias em quadrinhos, com publicações impressas, tiras e charges.

Serviço:"X Semana do Quadrinho Nacional". Período: 30 de janeiro a 2 de fevereiro, a partir de 10 h, na Fundação Cultural do Pará, que funciona no Centur - Avenida Gentil Bittencourt, 650, bairro Nazaré, em Belém. Entrada gratuita.

Inscrição para expositores na Feira dos Quadrinhoshttps://www.coletivocapoeira.com

Inscrição para expositores no Beco dos Artistashttps://www.coletivocapoeira.com

Inscrição nas aulas masterclasshttps://www.xntjx.com

Inscrição para o Workshop de Quadrinhoshttps://www.zxlmzg.com

(Com informações de Jhullyele Santos - Ascom/FCP)

brazino777 Mapa do site