brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Em Tailândia, Segup capacita policiais militares para atuarem no programa Pró-Mulher Pará

Por Roberta Meireles (SEGUP)
26/01/2024 08h30

Para fortalecer e aperfeiçoar as ações de proteção à mulher, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), concluiu na quarta-feira (24),  no município de Tailândia, nordeste paraense, mais um capacitação para agentes de segurança pública que atuam no programa Pró-Mulher Pará, coordenado pela Segup, por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS). 

Sendo a segunda capacitação no município, desta vez, alcançando 100% dos agentes que atuam no 45º Batalhão, 63 Policiais Militares foram qualificados para realizarem o atendimento preventivo, técnico e humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica no âmbito do programa Pró-Mulher Pará. No mês de novembro de 2023, o municipio recebeu a primeira qualificação, onde 112 agentes de segurança e de órgãos parceiros da rede de atendimento também foram qualificados e iniciaram as ações de enfrentamento aos crimes contra à mulher.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a Segup segue trabalhado para que as medidas de proteção à mulher cheguem a mais municípios e os agentes que atuam nessas regiões estejam capacitados para garantir a prevenção, entretanto, se o crime ocorrer, eles possam atender essa vítima de forma humanizada. 

“Desde o lançamento do programa, o nosso objetivo tem sido expandir a atuação no Estado, mas também atuar com servidores qualificados para combater de forma eficaz à violência contra a mulher. Então nossas equipes seguem indo até os municípios, entendendo a necessidade de toda a rede de atendimento e levando o suporte necessário para que as ações sejam cada vez melhores e mais humanizadas, e assim possamos contribuir para a redução da criminalidade contra a mulher”, afirmou o titular da Segup. 

Entre os participantes, estava a servidora da Polícia Militar, cabo Érica da Silva, que pontuou a importância da formação oferecida. “Essa capacitação se faz muito necessária porque geralmente a vítima fica totalmente desamparada e sem saber o que fazer e para onde ir. Com esse programa de amparo e auxílio, além de um primeiro atendimento adequado para quem está sofrendo vários tipos de violência, podemos em conjunto oferecer uma luz para as vítimas”, afirmou.

A capacitação oferecida pela Segup, foi realizada por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), Centro Integrado de Operações (CIOp) e Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. 

Pró- Mulher Pará - Lançado há um ano e dez meses na Região Metropolitana de Belém, e posteriormente em municípios do interior, o Pró-Mulher Pará é uma das iniciativas do Governo para dar proteção e facilitar o atendimento para vítimas de violência doméstica. Há uma ano novas capacitações foram iniciadas, e até o momento, mais de 700 agentes de segurança e rede de proteção estadual e municipal participaram das qualificações promovidas pela Segup em 16 municípios. 

O programa também conta com a atuação de 25 viaturas rosas caracterizadas para ações exclusivas do programa.

brazino777 Mapa do site