brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TREINAMENTO

Brigadistas do Regional de Santarém fazem simulação de incêndio e evacuação de área

Simulado envolveu 150 profissionais da unidade e teve acompanhamento do Corpo de Bombeiros. Ação dos brigadistas foi avaliada positivamente

Por Ascom (Ascom)
31/01/2024 09h09

O Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, Oeste do Pará, realizou na manhã da terça-feira (30) um simulado de abandono de área, que faz parte do treinamento da Brigada de Incêndio da unidade.

Durante alguns minutos, foi simulado um sinistro de incêndio no hospital e os 150 brigadistas tiveram que se dividir na evacuação dos colaboradores, no combate ao fogo e no resgate das vítimas. “Nós temos essas três frentes na nossa brigada, então os integrantes já sabiam muito bem o que cada um tinha que fazer. Simulamos o resgate de três pacientes, um do quarto andar, simulando um usuário pós-cirúrgico; uma no terceiro andar, simulando uma gestante de alto risco; e outro na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, explicou a engenheira de Segurança do Trabalho, Caroline Lorenzon.

Os brigadistas de incêndio do HRBA começaram o treinamento em setembro de 2023. Eles passaram por capacitação em primeiros socorros, resgate de vítimas, combate a incêndio e foram preparados para agir em caso de emergências como essa na unidade. A simulação foi a última parte desta capacitação e visa identificar os pontos vulneráveis da ação e corrigi-los. ]

“Os membros da Brigada estão de parabéns, todos trabalharam de forma eficiente. E os nossos colaboradores também, porque foram muito receptivos. Em uma situação de emergência, os brigadistas devem servir como um norte para a evacuação do prédio”, afirmou Caroline.

A assistente administrativa Renata Araújo participou do simulado e ressaltou a importância do treinamento não só para os brigadistas, mas também para todos os colaboradores. “A gente espera que nunca ocorra este tipo de sinistro no hospital, mas nós treinamos para ter esse suporte mais eficaz e eficiente e tirar os colaboradores e pacientes o mais rápido possível no caso de incêndio. Temos o apoio dos brigadistas, mas é importante que também adquirimos esse conhecimento”, destacou.

O simulado integra o Plano de Emergência e Abandono implantado no HRBA e teve a supervisão dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e da empresa CENAT, que ministrou todo o treinamento da Brigada de Incêndio.

O 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4º GMB) também acompanhou a ação, acompanhando a ação dos brigadistas diante do simulado de incêndio. Para o subtenente do Corpo de Bombeiros do Pará, Francenildo Souza, o treinamento foi super positivo. “A gente ressalta o interesse da direção em adequar os funcionários, para que eles tenham conhecimento em uma situação de necessidade, para atender este tipo de ocorrência até a chegada do Corpo de Bombeiros. Na chegada dos militares, todos os colaboradores já estavam aguardando as ambulâncias fora do prédio e o princípio de incêndio já havia sido controlado pela equipe de brigadistas. Então, só temos a destacar pontos positivos”, ressaltou.

O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do oeste do Estado. Pacientes, acompanhantes e colaboradores foram informados previamente sobre a simulação, para que não houvesse nenhum problema durante o treinamento.

“É uma oportunidade para os colaboradores de todo o hospital saberem se portar em um momento de emergência, de uma catástrofe. O simulado foi um sucesso, com a participação de todos e nós conseguimos entender a importância deste momento. Nossos brigadistas foram preparados para conduzir os pacientes, acompanhantes e colaboradores em casos de sinistros e o simulado nos dá a possibilidade de minimizar os riscos e dar mais segurança a todos dentro do HRBA”, pontuou o diretor-geral da unidade, Gean Francisco Cercal.

Serviço - O Hospital Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA

brazino777 Mapa do site