brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Farmacêuticos contribuem para segurança dos pacientes no Hospital Regional do Sudeste do Pará

Atuando em todas as etapas do uso de medicamentos, profissionais agem de forma multiprofissional e garantem que pacientes recebam tratamentos corretos

Por Ascom (Ascom)
31/01/2024 12h12

No Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, os farmacêuticos desempenham um papel fundamental na segurança do paciente. Atuando em todas as etapas do uso de medicamentos, esses profissionais asseguram que os usuários recebam os tratamentos corretos, na dosagem e forma adequadas, sem riscos de erros ou reações adversas.

O diretor executivo do hospital, Flávio Marconsini, ressalta a importância dos farmacêuticos para a instituição, enfatizando que sua atuação vai além da simples distribuição de medicamentos. "Eles estão envolvidos na avaliação das terapias, na identificação e prevenção de possíveis interações medicamentosas, e na orientação aos pacientes sobre o uso correto dos medicamentos. Sua expertise contribui para a segurança e eficácia dos tratamentos, proporcionando melhores resultados", destaca.

Maria Silva, 56 anos, internada há 10 dias na clínica cirúrgica da instituição, é uma das pacientes que reconhecem a importância do acompanhamento farmacêutico. "Quando comecei meu tratamento, não entendia muito bem sobre meus medicamentos. Mas o farmacêutico sempre esteve disponível para esclarecer minhas dúvidas, explicar como e quando tomar cada remédio, e até mesmo me alertar sobre possíveis efeitos colaterais. Sinto-me mais segura sabendo que tenho alguém zelando pela minha saúde", explicou.

Farmácia Hospitalar - A Farmácia Hospitalar no Regional de Marabá é responsável pela aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos, assumindo também atividades essenciais de controle de infecção, farmacovigilância e educação voltada para o uso racional dos medicamentos, assumindo um papel estratégico na garantia da segurança e qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.

Deyvison Moraes Paixão, farmacêutico responsável na unidade do Governo do Pará, destaca a abrangência do trabalho farmacêutico para segurança do paciente. "Nossa atuação vai além de entregar os medicamentos. Estamos constantemente verificando prescrições, avaliando históricos médicos dos pacientes e garantindo que não haja erros de medicação. Além disso atuamos de forma multiprofissional, fornecendo suporte aos médicos e enfermeiros, auxiliando na escolha das terapias mais adequadas e na prevenção de problemas relacionados ao uso de medicamentos", enfatizou.

O profissional ainda destacou que a farmácia da instituição dispõe de um sistema eletrônico avançado e conectado ao setor assistencial. O sistema oferece uma comunicação rápida e eficaz entre os especialistas em saúde e a equipe de farmácia, garantindo um processo de trabalho mais ágil às demandas dos pacientes. 

Alan Ferreira, diretor assistencial do Hospital, destaca que o cuidado centrado no paciente é uma prioridade absoluta da instituição. "Nossa missão é proporcionar um atendimento de excelência, focado não apenas na doença, mas principalmente na pessoa que está sendo cuidada. Os farmacêuticos desempenham um papel crucial nesse aspecto, pois não só garantem a segurança e eficácia dos tratamentos medicamentosos, mas também promovem uma relação de confiança e cuidado individualizado com cada paciente", ressaltou

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região. Conta com 115 leitos, dos quais 77 são para unidades de internação clínica e médica, e 38 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.

brazino777 Mapa do site