brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATRAÇÕES EM BELÉM

Estado faz receptivo a 700 turistas do cruzeiro marítimo 'Splendors of the Sea'

Várias ações foram realizadas, com apoio da Prefeitura, para garantir acolhimento e mostrar aos visitantes os principais pontos turísticos da capital paraense

Por Sâmia Maffra (SETUR)
31/01/2024 16h26

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), fez o receptivo aos turistas do cruzeiro marítimo “Splendors of the Sea”, que atracou no trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, na manhã desta quarta-feira (31). O navio com bandeira das Ilhas Marshall trouxe a bordo 700 turistas e 540 tripulantes. O transatlântico ficará ancorado em Belém até as 19 h, quando seguirá viagem para Devel's Island, na Guiana Francesa. 

A Secretaria deu boas-vindas aos visitantes com uma tenda montada perto da escadaria e feira de artesanato indígena, crochetaria, chocolates regionais, mel, castanha e cerâmica, incentivando a produção associada ao turismo, além da apresentação do grupo de carimbó Mistura Regional.

Os turistas são de diversos países, como Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Uruguai, Austrália, Canadá, Holanda, Bélgica, Itália, Chile, Costa Rica, Argentina, México, Polônia e Ucrânia, e ainda do Reino Unido e do Brasil.

Após a operação de transbordo, os turistas foram em ônibus fazer o city tour em Belém, passando pelo Theatro da Paz, Basílica Santuário de Nazaré, Forte do Castelo, Espaço São José Liberto e Museu Paraense Emílio Goeldi. 

Em uma operação conjunta do Governo do Pará e Prefeitura de Belém foram planejadas e executadas recepção, acolhimento, orientação, ações de policiamento, ordenamento e organização do trânsito, do flutuante e do trapiche de Icoaraci, além de fiscalização e limpeza pública. 

O secretário adjunto de Turismo, Lucas Vieira, acompanhou o receptivo e afirmou que é uma satisfação receber turistas de diversos lugares do mundo, no momento em que Belém recebe reconhecimento internacional como sede da COP 30 (conferência mundial do clima), em 2025. "Esses cruzeiros movimentam a economia local que gira em torno do turismo, como a gastronomia, a produção cultural, a cerâmica marajoara, chocolates regionais e outros produtos artesanais. Além disso, o cruzeirista é um multiplicador da informação sobre o destino Pará a outros turistas do seu país, e desperta o interesse para um aumento de fluxo no Estado. E para as empresas de turismo de cruzeiros Belém é uma cidade estratégica, com cultura pulsante e diversos atrativos turísticos", destacou. 

Debby Decker, de Michigan, nos Estados Unidos, viaja acompanhada de seus pais. Pela primeira vez eles visitam o Pará. “Nossa expectativa é conhecer a natureza, as belezas de Belém e a arquitetura local. E que tenhamos um dia especial aqui”, comentou a enfermeira norte-americana. 

City tour - No roteiro pela capital, o Espaço São José Liberto (ESJL) recebeu cerca de 80 turistas. Os visitantes conheceram o Museu de Gemas do Pará, com acervo de mais de 4 mil peças, distribuídas em cinco salas, com exposição de cerâmica arqueológica Marajoara e Tapajônica, gemas minerais e orgânicas, muiraquitãs, tronco fossilizado e outras atrações.

A visita se estendeu ao Jardim da Liberdade, à Capela São José, ao Memorial Cela Cinzeiro, à Casa do Artesão, ao Coliseu das Artes e às lojas de joias exclusivas, confeccionadas em ouro e prata com gemas minerais e materiais regionais. Na Casa do Artesão, os visitantes conheceram peças representativas do artesanato paraense, incluido cerâmicas, brinquedos de miriti e balata, além de acessórios e confecções de moda autoral, tudo criado e produzido por designers e marcas autorais.

brazino777 Mapa do site