brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

FCP promove oficina 'Laboratório de Cenas Cômicas' na Casa das Artes

Por Gustavo Pêna (FCP)
01/02/2024 15h58

A Casa das Artes irá promover, de 6 a 8 de fevereiro, a oficina Laboratório de Cenas Cômicas, do ator João Guilherme, contemplado no Edital Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística 2023 da Fundação Cultural do Pará (FCP). As inscrições estão abertas e vão até o dia 5 de fevereiro, clicando aqui.

“A intenção é tentar produzir uma reflexão sobre o cotidiano desse artista, o que proporciona o repertório para a constituição de cenas cômicas, o estado de atenção que o ator necessita para o jogo na palhaçaria”, disse João Guilherme.

O Laboratório Cenas Cômicas fará uma investigação através da trajetória de 25 anos de palhaçaria de João Guilherme, a composição de seu palhaço ligada a corporeidade e a relação com a plateia. Essa construção coletiva servirá para a contribuição e registro de material teórico que auxilie na formação de atores.

O evento é direcionado para artistas que atuam há pelo menos dois anos na função. “A necessidade de alguma experiência para a oficina se dá para que possamos exercitar esse estado de atenção corpórea do palhaço no jogo em cena, com seus pares e a plateia, quando trabalha o improviso. Para isso é necessário ter um certo repertório”, analisa.

"Entre a ingenuidade e a irreverência: Laboratório de cenas cômicas de Palhaçaria" foi um dos projetos premiados pelo edital em 2023. A proposta trabalha a composição do personagem do ator e seus 25 anos de trajetória.

Palhaçaria– Esse é um tipo de arte que envolve a atuação de palhaços. Os intérpretes se utilizam de técnicas de comédia verbal e não-verbal para atrair a atenção de seu público. “A pesquisa dobra o seu olhar sobre o palhaço brasileiro, a sua relação com a plateia e contou com a participação de mais quatro palhaços/bolsistas que integraram a pesquisa”, finalizou João Guilherme.

O Edital Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística 2023 contemplou 40 propostas de pesquisas em arte de maneira coletiva e individual, em diversos segmentos artístico-culturais. Os projetos contemplados receberam R$25 mil cada um, totalizando R$1 milhão. O concurso teve como intuito incentivar a investigação artística inédita de práticas contemporâneas existentes nas diferentes regiões do estado.

Serviço “Laboratório de Cenas Cômicas”

Data: de 6 a 8 de fevereiro de 2024
Horário: 18h às 22h
Local: Casa das Artes
Endereço: Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, ao lado do Santuário Basílica de Nazaré, em Belém.

Com informações de Arthur Andrade/Ascom FCP

brazino777 Mapa do site