brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E CIDADANIA

Usinas da Paz iniciam programações de Carnaval gratuitas à população

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
02/02/2024 13h57

Bailinho UsiPaz Parauapebas

O período de Carnaval chegou e com ele uma série de oportunidades para as crianças participarem de atividades que vão além do entretenimento e que contribuem para seu desenvolvimento cultural, social e emocional.

Juntamente com a Fundação ParáPaz, por meio do projeto “Espaços Abertos”, as Usinas da Paz iniciaram seu tradicional bailinho de Carnaval, que teve início na quarta-feira (31) em Parauapebas, na Região de Integração Carajás, sudeste paraense. O evento foi repleto de alegria, música contagiante e uma série de brincadeiras, com o objetivo de manter todos os participantes em movimento, conforme ressaltou Carlos Valente, coordenador dos "Espaços Abertos".

“A iniciativa, chamada de “Brincando com o Carnaval”, tem o intuito de promover atividades educativas, brincadeiras cooperativas, resgatando a cultura e incentivando a socialização e, ainda, trabalhando a conscientização contra a violência e o uso de drogas pelas nossas crianças e adolescentes”, disse. 

UsiPaz Canaã dos Carajás

Estas atividades proporcionam um ambiente inclusivo, onde as crianças possam se divertir em um local seguro, de forma gratuita, e se sentir parte de algo positivo, independentemente de sua situação socioeconômica. As brincadeiras de pintura e outras atividades artísticas estimulam a criatividade e ajudam na distração de possíveis dificuldades que enfrentam no dia a dia.

Inclusão social - Em Canaã dos Carajás, na região sudeste paraense, o bailinho aconteceu na manhã desta sexta-feira (02), com as mesmas programações. Larissa Ketlem, de 11 anos, foi uma das diversas crianças que brincaram e ficou bem contente em ter conhecido a UsiPaz.

“Achei bem legal e bem divertido, não esperava por isso. Fiz muitas coisas, dancei, cantei e aprendi que temos que dar valor à brincadeira, à diversão e de como é bom ser criança. Não conhecia aqui e fiquei impressionada com tudo, com o espaço. Espero voltar”, comentou a jovem. 

A coordenadora da ParáPaz nas Usinas, Rita Melo, enfatizou que além de possibilitar a interação entre as crianças e suas famílias, já que todos são bem-vindos, outro objetivo era mobilizar escolas e centros comunitários para divulgar os serviços ofertados diariamente nas Usinas. “Trazemos um Carnaval diferente e queremos integrar, junto com a comunidade, os que não conheciam a Usina para que possam frequentar, usufruir o que o Estado oferece e terem suas vidas transformadas”, concluiu.

Bailinho UsiPaz Parauapebas

Programação - A programação, conta com customização de máscaras, construção de painéis carnavalescos, pintura facial, desfile de fantasias, marchinhas de carnaval e muito confete e serpentina.  

Dia 05/02 – UsiPaz Terra Firme
Dia 06/02 – Jurunas/Condor
Dia 07/02 - Guamá
Dia 08/02 – Cabanagem e Bengui
Dia 20/02 – Prof. Amintas Pinheiro (Icuí-Guajará)
Dia 22/02 -  Antônia Corrêa (Nova União)

brazino777 Mapa do site