brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo entrega Delegacias de Proteção ao Torcedor e à Mulher no Novo Mangueirão

Estádio está completo para grandes espetáculos, e também equipado com todos os serviços públicos necessários e atualizados de uma arena moderna

Por Laís Menezes (PC)
04/02/2024 19h46

Neste domingo (4), em meio ao clássico entre Clube do Remo e Paysandu Sport Club, o governador Helder Barbalho realizou a entrega oficial da Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE) e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher no Estádio Olímpico do Pará “Jornalista Edgar Proença”, o Novo Mangueirão.

A DPTGE, voltada para investigar crimes e contravenções penais, especialmente aqueles previstos na Lei Geral do Esporte, terá dois espaços: um no próprio estádio, funcionando em dias de evento, e o prédio sede na avenida Senador Lemos, nº 1055, no bairro do Umarizal, em Belém. Com foco em ocorrências envolvendo torcidas organizadas e eventos com mais de 10 mil pessoas, as equipes policiais estarão prontas para apurar os fatos.

Além disso, o Novo Mangueirão será palco das ações da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), que funcionará em dias de jogos, com reforço efetivo para atuar em grandes eventos, trabalhando conjuntamente na prevenção e investigação de crimes contra grupos vulneráveis.

“Acima de tudo essas entregas são importantes para que os torcedores possam ter aqui um estádio completo, que seja um receptivo para quem vem ver o espetáculo, mas também equipado com todos os serviços públicos necessários de uma arena moderna como o Mangueirão", disse Helder Barbalho.

Durante a cerimônia, o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, ressaltou a relevância das entregas no Novo Mangueirão. “Essas iniciativas representam um avanço significativo na estrutura de segurança pública, destacando o compromisso da Polícia Civil em proporcionar um ambiente seguro para torcedores e fortalecer a proteção às mulheres em eventos de grande porte”, afirmou.

Integrantes da Seleção Brasileira de Basquete também estiveram presentes na entrega das unidades. Para a jogadora Damires Dantas, a iniciativa é essencial para que torcedores e principalmente as mulheres se sintam seguros no ambiente.

“A mulher que muitas vezes sofre assédio nos estádios e não tem a quem recorrer, com essa delegacia aqui, ela já pode sair da arquibancada e fazer o boletim, já se sente amparada. E o torcedor também, a delegacia do torcedor é importante para que ele possa torcer e aproveitar a festa e se sentir mais seguro”, avaliou a jogadora.

Ocorrências - Em balanço parcial, a Delegacia do Torcedor realizou 4 procedimentos e autuou 9 pessoas por promoverem tumulto durante evento esportivo, além disso dois menores foram encaminhados para a DATA.

brazino777 Mapa do site