brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL

Em Santarém, Hospital Regional orienta sobre prevenção e tratamento do câncer

A programação enfatizou os cuidados para prevenir a doença, que em 2023 foi responsável por mais de 76 mil atendimetos no HRBA

Por Governo do Pará (SECOM)
05/02/2024 16h04

Lucenilda Castro é uma das 76.497 pacientes atendidas, em 2023, no Setor de Oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste paraense . Em meio ao desafio de tratar um câncer na tireoide, ela participou nesta segunda-feira (5) de uma ação no Setor de Quimioterapia, em alusão ao Dia Mundial do Câncer - 4 de Fevereiro. Durante a atividade houve orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e cuidados com a saúde mental aos pacientes e acompanhantes.Profissionais orientaram os pacientes no Ambulatório da unidade

O HRBA, reconhecido como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), é referência no atendimento oncológico na Região de Integração Baixo Amazonas, e também atende pacientes de outras regiões e até de outros estados. Os serviços oncológicos prestados pela instituição incluem consultas especializadas, cirurgias oncológicas, quimioterapia, radioterapia, anatomia patológica e exames de imagens, refletindo o compromisso da equipe em oferecer um cuidado abrangente e de qualidade aos pacientes.

No ano passado, dos 76.497 atendimentos realizados, 794 foram de novos casos de câncer. Os pacientes logo iniciaram o tratamento. As consultas oncológicas totalizaram 23.092, e foram realizadas 1.953 cirurgias nessa especialidade.

Acolhimento - Segundo o diretor Técnico da unidade, oncologista Alexandre Gomes, o HRBA atende pacientes com tratamentos de curta, média e longa duração. "Todos que chegam até a unidade são acolhidos por uma equipe de profissionais de várias áreas, que acolhem esse paciente em todo o tratamento. Mas antes de chegarem até aqui, é fundamental que isso seja evitado. Por isso, falamos sempre sobre prevenção", destacou o especialista.

Lucenilda Castro ressaltou a importância de se manter atenta à saúde e aos sinais que o corpo apresenta. "Foi difícil receber o diagnóstico. Mas estou grata pelo tratamento que estou recebendo no HRBA. Devemos cuidar da saúde e buscar ajuda médica sempre que necessário", disse a paciente.

Saúde mental - A enfermeira do setor, Gisele Diniz, conduziu a dinâmica de orientações, frisando a conscientização sobre a doença e a promoção de hábitos saudáveis. "Nós reforçamos sobre todos terem hábitos saudáveis e, para aqueles com diagnóstico, as orientações foram sobre o tratamento e cuidados com a saúde mental", explicou.

O psicólogo residente Yan Pena falou sobre a dificuldade enfrentada pelos pacientes ao receberem o diagnóstico, e a importância do apoio profissional e familiar. "Falamos sobre como é importante estar com a mente forte, para que o paciente e a família possam abraçar o tratamento e seguir em frente", enfatizou.

Cristina e Ester agradeceram pelo apoio da equipe do HRBADurante a ação, Cristina Santos, 41 anos, compartilhou a experiência do diagnóstico de sua filha de 13 anos, Ester Santos, com osteossarcoma, em agosto de 2023. Cristina expressou sua gratidão pela equipe multidisciplinar do HRBA. "Não é fácil receber uma notícia dessa. Mas graças a Deus, tivemos todo o apoio da equipe daqui, e isso ajudou muito. Hoje, minha filha segue bem e faz o tratamento certinho", informou.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas pertence ao Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência em Oncologia para 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do oeste paraense.

Texto: Ascom/HRBA

brazino777 Mapa do site