brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Geral de Tailândia reforça importância da mamografia na prevenção ao câncer de mama

Só em 2023 o HGT realizou mais de 1.300 mamografias, exame que pode identificar a doença em estágio inicial, facilitando o tratamento e a cura

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
05/02/2024 16h32

O Dia Nacional da Mamografia - 5 de Fevereiro, é celebrado nesta segunda-feira com o objetivo de chamar a atenção para a importância do exame na detecção de alterações nas mamas. A data foi instituída pela Lei nº 11.695/2008. Nesse contexto, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, destaca a importância do exame de imagem, que consegue detectar o câncer de mama em sua fase inicial, aumentando as chances de cura.

A mamografia é um exame radiológico capaz de detectar alterações ou lesões suspeitas de câncer antes do aparecimento dos sintomas, como palpação de nódulos ou alterações nas mamas. Pode ser realizada a partir dos 50 anos de idade, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). O exame deve ser repetido anualmente ou a cada dois anos, dependendo das recomendações do médico.O exame é rápido e essencial para o diagnóstico precoce da doença

Segundo o diretor Técnico do HGT, Marcello Ferreira, "a reverberação do Dia Nacional da Mamografia se integra aos esforços interinstucionais em favor da saúde da mulher. Graças ao governo do Estado, o HGT dispõe de mamógrafo apto a atender toda a região de influência da PA-150. Apenas em 2023, o Hospital foi capaz de ofertar mais de 1.300 exames, com a disponibilidade de até 20 exames por dia".

O profissional também ressalta que, embora seja mais comum em mulheres, homens também podem ser afetados por esse tipo de câncer. O exame pode auxiliar na investigação desses casos. Ele reitera que todos, independentemente do gênero, devem estar atentos aos sinais e sintomas de câncer de mama e consultar um médico regularmente.

Principais fatores de risco para o câncer de mama:

Obesidade

Sedentarismo

Consumo de álcool

Uso prolongado de terapia de reposição hormonal

Tabagismo

Além da mamografia, é importante que as mulheres façam o autoexame para verificar eventual alteração nas mamas. Caso sejam encontrados nódulos ou caroços, é importante procurar uma avaliação médica detalhada. A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores maneiras de tratar a doença com sucesso.

De janeiro a dezembro de 2023, o HGT realizou mais de 1.300 mamografias. Com a facilidade em marcar o procedimento, somente em outubro a unidade fez mais de 400 exames.

Aos 41 anos, Eurides do Nascimento, moradora da Vicinal Badarote, zona rural de Tailândia, realizou hoje sua segunda mamografia. Mesmo não tendo histórico familiar da doença, e estando abaixo da faixa etária de risco, a usuária destaca a importância da prevenção ao incluir o exame em sua rotina de cuidados com a saúde.

“Na primeira vez que fiz o exame, ocorreu tudo bem. Fiz o procedimento e pouco depois já peguei o resultado. Agora, pela segunda vez, o exame foi tranquilo, e ele faz parte da minha rotina de cuidados. O procedimento foi rápido. Durou apenas alguns minutos, e tudo foi sem problemas. É importante que todas as pessoas, assim como eu, cuidem de sua saúde, especialmente da mama, realizando exames regularmente, como eu fiz no ano passado e novamente este ano”, disse a usuária.

Educação - Com o objetivo de abordar temas relacionados à detecção precoce de alterações e ressaltar a eficácia da mamografia na prevenção do câncer de mama, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade promoveu uma ação de educação em saúde direcionada aos pacientes que aguardavam atendimento ambulatorial. Foram destacadas informações cruciais sobre a importância da mamografia como parte dos cuidados preventivos.

“Essa iniciativa não apenas busca conscientizar sobre a importância da mamografia, mas também destaca o compromisso da nossa unidade hospitalar em promover ações que contribuam para a saúde e o bem-estar da comunidade, reforçando a necessidade de cuidados regulares e preventivos para garantir uma vida plena e saudável”, ressaltou Emanuelle Campiolo, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Para acessar o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a orientação da unidade hospitalar é que os interessados busquem consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências. Se necessário, o profissional responsável pelo atendimento poderá solicitar a realização da mamografia. Com a solicitação em mãos, os usuários podem entrar em contato via WhatsApp com a equipe de atendimento do HGT pelo número (91) 99390-6852 para agendar o exame, sem a necessidade de comparecer presencialmente à unidade hospitalar.

O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo SUS têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

brazino777 Mapa do site