brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fundação Hemopa recebe candidatas ao concurso 'Rainha das Rainhas 2024'

Programação também faz parte das ações da campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue neste Carnaval 

Por Helen Alves (HEMOPA)
07/02/2024 08h32

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu as candidatas ao concurso Rainhas das Rainhas 2024, nesta segunda-feira, 24. A visita ocorreu no Hemocentro Coordenador, em Belém.

A iniciativa do concurso carnalesco é do Grupo Liberal e a visita teve a parceria da Fundação Hemopa e acontece há mais de 10 anos, como parte do calendário de carnaval. Pelo concurso, as candidatas afirmam também compromissos com a agenda de responsabilidade social prevista para promover, por exemplo, a doação voluntária de sangue.

O Rainha das Rainhas é o maior e mais tradicional concurso de beleza e fantasia do Pará, e todo ano, busca protagonizar a beleza e a identidade da mulher amazônida. Realizado desde 1947, o evento se configura como um dos mais antigos concursos do Brasil e é considerado um patrimônio da cultura paraense, se consolidando como um marco da produção artística e representatividade das mais diversas belezas espalhadas por todo o território paraense.

Evelyn Moreira, candidata do concurso e representante do Pará Clube, já é doadora de sangue e relembra sua história com a Fundação. “Minha mãe doa sangue desde os 16 anos e eu cresci vendo ela indo ao Hemopa recebendo todo carinho e todo amor. Sei que uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas, então poder doar sangue é uma experiência maravilhosa, os profissionais aqui são muito solícitos, o lanchinho é bom, então venham, porque é necessário e é transformador”, reforça a candidata.

No ano de 2024, o evento chega a sua 76º edição e sua parceria com a Fundação Hemopa é essencial para o incentivo e sensibilização da população paraense sobre a importância da causa solidária, contribuindo, portanto, para manutenção dos estoques de sangue do estado. 

A coordenadora do concurso Rainha das Rainhas, Patrícia Lopes, comenta sobre o evento e sua parceria com a Fundação Hemopa. “Todos os anos nós trazemos as candidatas aqui para incentivar a doação de sangue e para que a população paraense se envolva, tanto com o Carnaval quanto com a campanha do concurso. Sabemos o quanto é importante esse ato de solidariedade, sendo quatro vidas salvas por cada bolsa coletada, então, trazer as meninas e poder colaborar para a gente é um grande orgulho”, disse.

Monã Vianna, última rainha, vencedora da 75º edição do concurso marcou presença na apresentação das candidatas. “Eu estou muito feliz e muito emocionada de estar revivendo esse momento aqui no Hemopa, que é um momento muito especial, realmente um marco dos compromissos das candidatas no Rainha das Rainhas, nada melhor do que começar com uma boa ação! Eu fico muito feliz de estar podendo vir pela segunda vez e incentivar as pessoas a doarem sangue e a salvarem vidas”, comenta a atual rainha.

Durante esse período festivo de carnaval, os estoques de sangue tendem a ser afetados pela diminuição de comparecimentos e por esse motivo, a equipe de captação do Hemopa se mantém empenhada na realização de campanhas e colaborações que buscam aproximar cada vez mais a população dos Hemocentros. 

Texto da Ascom Hemopa, com informações de Beatriz Silva (estagiária)

brazino777 Mapa do site