brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E DIVERSÃO

No Mangueirinho, Pré-olímpico de basquete feminino tem estrutura completa do Estado

Federação Internacional de Basquete (Fiba) selecionou Belém como a sede das disputas das seleções do Brasil, Alemanha, Austrália e Sérvia

Por Carol Menezes (SECOM)
07/02/2024 08h19

O torneio Pré-Olímpico de Basquete feminino será realizado pela primeira vez no Brasil entre os dias 8 e 11 deste mês de fevereiro, e Belém foi a cidade escolhida pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) para sediar as disputas entre quatro seleções - Alemanha, Austrália, Brasil e Sérvia -, um verdadeiro marco para o esporte e para o país. As competições serão na arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, que tem capacidade para receber 11 mil pessoas. O governo do Pará reforçou os serviços de segurança no local, durante os treinos e o fará para dias de evento, além de oferecer serviços de saúde para o público e atletas das seleções do Brasil, Austrália, Sérvia e Alemanha, que estão em busca da classificação nas Olimpíadas de Paris 2024. Confira mais detalhes, abaixo:


Saúde -
A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) informou que durante os três dias de Pré-Olímpico de Basquete no Mangueirinho, 33 servidores de saúde vão ficar à disposição no local para prestar atendimento de urgência para os atletas e à população. 

“A Sespa irá garantir suporte médico e ambulâncias nos treinos e durante todos os jogos da seleção brasileira feminina de basquete. Estamos alinhando uma logística em que, tantos os atletas quanto a população que for prestigiar o evento, recebam atendimento médico caso seja necessário”, ressaltou Ivete Vaz, titular da Sespa.


Prevenção -
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará será responsável pelas ações de prevenção. Uma equipe será composta por onze militares com apoio de três viaturas para trabalhar de modo preventivo para o bom andamento do torneio Pré-Olímpico de basquete. O objetivo do CBM-PA será realizar a prevenção quanto as mais variadas tipos de ocorrências que possam acontecer entre elas se destacam princípios de incêndio, busca e salvamento e realização de atendimento pré-hospitalar.


Reforço na segurança -
Para reforçar a segurança durante os treinos e jogos do Pré-Olímpico de Basquete feminino, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) fará um reforço no efetivo de agentes na arena Guilherme Paraense. As ações de segurança serão feitas nas áreas próximas e dentro do estádio. 

Serão 1.330 agentes de segurança pública nos três dias de jogos com 189 viaturas, inclusive nas escoltas das seleções.


A Polícia Milita
r fará o policiamento ostensivo no entorno e local com apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), e a Polícia Civil dará suporte às ações dos órgãos de Segurança. 

Já o Detranimplementará ações de controle das vias de acesso ao local do jogo a partir das 15h, nós quatro dias. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) implementará as ações de controle das vias em apoio ao Detran.

Já a Ordem Pública da Secretaria Municipal de Economia e Guarda Municipal vão fiscalizar na frente do Mangueirinho a localização de ambulantes, impedindo que as calçadas sejam ocupadas, para que o público tenha por onde transitar. A Seccional Urbana de Policia CIvil da area será reforçada para atendimento.

Mais sobre o evento - Palco do Pré-Olímpico feminino de basquete, o Mangueirinho, em Belém do Pará, passou por obras de reconstrução, para sediar as partidas de Brasil, Alemanha, Austrália e Sérvia.

Um novo piso foi instalado, além de polimento e pintura. A arena foi liberada para os treinos oficiais ainda no dia 6, e os grupos trabalham na estrutura da Assembleia Paraense, tradicional clube da capital paraense. 

Vale lembrar que o Pré-Olímpico é um evento de primeira classe no Mundo FIBA e o Brasil ser escolhido para receber umas das quatro sedes no mundo tem importância gigante - China, Bélgica e Hungria serão as outras sedes. 

“Esperamos entregar um Pré-Olímpico muito bacana, com a energia do Brasil e muita animação. Temos muito trabalho pela frente, é reta final de preparação e na próxima semana já temos equipes chegando. O clima já é de Pré-Olímpico em Belém”, explicou Victor Mansure, head do evento no Comitê Organizador. 

Ao anunciar mais esta grande competição na capital paraense, em setembro de 2023, durante participação de pautas sobre o meio ambiente, o governador Helder Barbalho destacou o pioneirismo do Pará. “Pela primeira vez na história do Brasil seremos sede de um evento desta importância, para que as nossas atletas possam disputar a vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris”, destacou o governador.

Ingressos - As entradas para o pré-olímpico já estão à venda. Os bilhetes podem ser adquiridos de forma presencial - nas lojas do Paysandu - e online - no site ingressosa.com.br. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). As pessoas que tem direito à meia-entrada devem apresentar documento que comprova o benefício na entrada do estádio.

Além disso, há a distribuição de ingressos de gratuidade. Essas entradas são disponíveis somente para crianças menores de 12 anos, pessoas com deficiência, idosos, jovens de baixa renda, agentes de segurança e indígenas. A retirada dos bilhetes de gratuidade ocorre hoje (7), véspera do jogo, nas lojas do Paysandu, a partir das 9h.

Em todos os casos de gratuidade, a pessoa deve apresentar, no momento da retirada dos ingressos, documentos que comprovem o direito a isenção de pagamento.

brazino777 Mapa do site