brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA

FCP oferece oficinas, mini baile e mostras de filmes na programação de pré-Carnaval no Centur

Por Gustavo Pêna (FCP)
07/02/2024 14h35

Em busca de novas formas de entretenimento na semana de pré-Carnaval, a Fundação Cultural do Pará (FCP) está promovendo diversas programações. A Biblioteca Pública Arthur Vianna, localizada no Centur, em Belém, está ofertando oficinas, um mini baile e mostras de filmes focados na festa carnavalesca. As atividades ocorrerão até sexta-feira (9), em diferentes horários. A entrada é gratuita.

O objetivo da FCP também é criar um ambiente acolhedor para todos os frequentadores da biblioteca que buscam se divertir nesta época do ano. As atividades estão divididas em duas oficinas, uma de Toy Art em Papel (Arte de Brinquedo, na tradução para o português) e outra para criar adereços de folia, usando materiais recicláveis. Também acontecerá um mini baile que irá percorrer os espaços do Centur e serão exibidos filmes focados no tema de Carnaval, que fazem parte da programação do Cine Arthur e do CineClube Arthur Vianna.

“Baile dos Muitos Carnavais” – o projeto foi criado em 2023 pelo ator e diretor cênico Alexandre Rosendo. A proposta é percorrer o espaço da FCP, chamando o público e os funcionários para a Fonoteca Satyro de Mello, dando valor ao acervo de vinis e CD's de músicas de Carnaval disponíveis na Biblioteca Pública Arthur Vianna.

“O baile é inserido dentro do projeto de histórias de Carnaval, que foi criado no ano passado. No ponto final do baile voltaremos à Fonoteca para escutar vinis e CDs de músicas de Carnaval. Queremos focar e valorizar aqueles vinis das década de 1960, 70 e 80, que contam com enredos, como marchinhas, músicas de axé, entre outros”, disse Alexandre Rosendo.

Oficinas - O curso de Toy Art está sendo ministrado pelo educador social Jin Barreto e tem o intuito de proporcionar a aprendizagem e o aperfeiçoamento das técnicas, explorando métodos e expressões únicas na confecção de bonecos artísticos. “Criar um ambiente colaborativo no qual os participantes possam compartilhar ideias, métodos e inspirações, promovendo a troca de experiências entre os envolvidos na oficina”, explicou Jin Barreto.

A oficina de “Adereços Carnavalescos” tem por objetivo estimular a criatividade, promovendo o trabalho em equipe e proporcionando aprendizado, tudo isso em um ambiente divertido. Além disso, o curso utilizará materiais recicláveis, como papelão e garrafas pets. Após a criação, os participantes usaram suas fantasias no Baile dos Muitos Carnavais. O evento terá como ministrante o educador Max Saraiva.

“Tenho uma expectativa muito boa para a realização dessa oficina. Esperamos ter um dia mágico, que possamos mostrar para as crianças que através dos materiais recicláveis podemos criar fantasias incríveis para o Carnaval”, falou o educador.

Programação de Pré-Carnaval da Biblioteca Pública Arthur Vianna

Oficina Toy Art de Papel

Data: Até o dia 9 de fevereiro
Horário: de 9h às 12h e de 14h às 18h
Local: Gibiteca, 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Vagas limitadas, com inscrição no local

Oficina de Adereços Carnavalescos

Data: 8 de fevereiro
Horário: das 10h às 11h30 e 14h e 15h30
Local: Sessão Infantil, 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Entrada gratuita

Baile dos Muitos Carnavais

Data: 8 de fevereiro
Horário: a partir das 15h
Local: Fonoteca Satyro de Mello, 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Entrada gratuita

(Com informações de Jhullyele Santos - Ascom/FCP)

brazino777 Mapa do site