brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO ESPORTIVO

Estado define esquema de segurança para o Pré-Olímpico de Basquete Feminino no Mangueirinho

A Seleção Brasileira estreia contra a Austrália na quinta-feira, 8, às 20h

Por André Macedo (SEGUP)
07/02/2024 15h27

De 8 a 11 de fevereiro, a capital paraense vai receber o Torneio Pré-Olímpico de Basquete Feminino. As partidas serão realizadas na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, que espera atrair um público estimado de 12 mil pessoas. Sendo assim, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com órgãos de segurança pública estaduais e do município já definiram o esquema de segurança para garantir tranquilidade para torcedores e frequentadores durante os dias de treinos e das competições.

Com efetivo de 1.330 agentes de segurança e 189 viaturas, a estratégia de segurança teve início em 1º de fevereiro, com a chegada das primeiras delegações e início dos treinos. Segundo o secretário adjunto de Gestão Operacional, Luciano de Oliveira, todo o sistema estadual de segurança estará envolvido para atender ao evento. 

"Para o Pré-Olímpico de Basquete, que ocorre pela primeira vez no Brasil e aqui na cidade de Belém, no período de 1 a 12 de fevereiro, entre treinos e jogos, nós teremos atuação de todas as forças do sistema com policiamento ostensivo na parte externa e na parte interna do Ginásio. Podemos destacar também que os deslocamentos das delegações das seleções serão acompanhados de escoltas feitas pela Polícia Militar, pelo Departamento de Trânsito e pela Guarda Municipal, reafirmando a nossa metodologia de atuação integrada aqui"”, destacou Luciano.

Ainda conforme o secretário adjunto, o evento também vai contar com o apoio de segurança privada contratada pela organização do evento e que além  disso, todo trabalho desenvolvido observa a programação de 12 dias de evento. "Nosso trabalho acontecerá de modo a garantir a tranquilidade, a segurança e a integridade física não só dos telespectadores, como também dos atletas que vão participar desse evento internacional aqui na cidade de Belém", finalizou.

Esquema de segurança - A estratégia de segurança elaborada pela Segup e órgãos de segurança engloba dos seis jogos previstos entre Brasil, Alemanha, Austrália e Sérvia, realizados na Arena Mangueirinho, bem como os treinos para acontecer na quadra da Assembleia Paraense. 

Polícia Militar fará o policiamento ostensivo no entorno e local com apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB). Polícia Civil dará suporte às ações dos órgãos de Segurança. O Departamento de Trânsito (Detran) implementará ações de controle das vias de acesso ao local do jogo a partir das 15h.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) implementará as ações de controle das vias em apoio ao Detran. A PM ficará responsável pelas escoltas das seleções de Brasil e Austrália, a Guarda Municipal pela Alemanha e a Sérvia será pela Semob.

O Corpo de Bombeiros estará presente com viaturas de salvamento, de incêndio, e ambulância resgate. Na área externa,  a Ordem Pública da Secretaria Municial de Economia e Guarda Municipal fiscalizarão ambulantes que estejam impedindo que as calçadas sejam ocupadas, para que o público tenha por onde transitar.

brazino777 Mapa do site