brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E SOLIDARIEDADE

Fundação Hemopa e Arraial do Pavulagem incentivam a doação de sangue

Na campanha alusiva ao Carnaval, a instituição se uniu ao Batalhão da Estrela para sensibilizar a população e manter o estoque de sangue

Por Helen Alves (HEMOPA)
07/02/2024 19h32

A alegria do doador com o gesto solidário se mulplicará em saúde para dezenas de pacientesComo parte da campanha de doação de sangue com a temática do Carnaval 2024, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu, na manhã desta quarta (07), em Belém, o tradicional cortejo do Arraial do Pavulagem, promovendo um momento de descontração e sensibilização acerca da importância da doação voluntária de sangue.

A programação envolveu doadores e pacientes, e movimentou o dia “D” da campanha de doação. Há mais de 36 anos unindo gerações e colorindo as ruas da capital paraense, o Arraial do Pavulagem também dá visibilidade à agenda social de conscientização, ao contribuir ativamente para a capação de doadores de sangue. A mobilização contou com artistas sobre perna de pau, músicos, as canções mais entoadas nos cortejos e o boi Pavulagem, uma das expressões artísticas do Batalhão da Estrela.O boi Pavulagem na ala de doação de sangue da Fundação Hemopa

Geisa Macedo, do Batalhão, ressaltou a importância do gesto solidário. “Eu espero que a nossa presença aqui conscientize a população de vir doar sangue e fazer sua parte. É uma honra para a gente ser convidado todos os anos, e dentro do Batalhão da Estrela temos mais de 300 pessoas, sendo uma grande parte delas doadores de sangue. Além disso, nessa época de Carnaval a gente sempre busca reforçar a relevância desse ato solidário”, disse a organizadora.

A colaboração da Fundação Hemopa com o Pavulagem se dá por meio de iniciativas conjuntas, que buscam estimular a cidadania e a manutenção dos estoques de sangue. Esse alinhamento da instituição com movimentos culturais e populares reforça o comprometimento com a comunidade local, para desenvolver uma cultura da doação de sangue comum a todos, de forma humanizada, garantindo a valorização da vida.

Artistas do Batalhão da Estrela na campanha alusiva ao CarnavalO autônomo Ramon Miquez compareceu ao Hemopa para doar. “Essa é minha primeira vez doando de forma espontânea. Eu fiquei sabendo pela internet dessa possibilidade. Eu achei muito bacana a iniciativa de Carnaval. Eu acredito que o entretenimento estimula a doação" , disse o doador. (Colaboração de Beatriz Silva).

Texto: Ascom/Hemopa

brazino777 Mapa do site