brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Geral de Tailândia reforça importância dos testes do Olhinho e do Coração em recém-nascidos

Os dois procedimentos são essenciais para diagnosticar precocemente doenças graves nos olhos e no coração, permitindo rapidez e eficácia no tratamento

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
08/02/2024 14h38

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado na região de Integração do Tocantins, dentro dos procedimentos de rotina da Pediatria, realiza o exame do reflexo vermelho para todos os bebês que nascem no hospital. O exame, também conhecido como “Teste do Olhinho”, é usado para diagnosticar doenças nos olhos das crianças como catarata congênita, glaucoma congênito, tumores de retina ou outras doenças que podem causar cegueira.

De acordo com o médico pediatra Bruno Fernandes, o teste do olhinho avalia a presença do reflexo vermelho no olho e é realizado com um aparelho chamado de oftalmoscópio. “A presença do reflexo vermelho indica que há uma transferência dos meios e quando o mesmo está abolido tem que ser investigada a causa, como catarata congênita, tumores, doenças da retina entre outras, que deverá ser tratada o mais breve possível”, explicou o médico.Recém-nascidos têm os testes do Olhinho e do Coração garantidos no HGT

Como parte da rotina de cuidados pediátricos, a unidade hospitalar realiza ainda o Teste do Coraçãozinho para os recém-nascidos, que ajuda a identificar, precocemente, possíveis problemas cardíacos congênitos, permitindo intervenções médicas rápidas e adequadas, quando necessário.

Avanços - Na noite de quarta-feira (7), às 23h38, o menino Rael nasceu de parto normal no HGT. Ele é filho de Larissa Cunha. A avó de Rael, Ivanete Cunha, expressou o reconhecimento aos avanços no cuidado neonatal da unidade. "No meu tempo, as crianças não tinham tanto acesso à saúde como hoje. Mas graças a Deus está mais fácil ter saúde. Agora, as crianças não precisam ir para os postinhos de saúde para realizar o exame do olhinho e coração, pois já saem daqui do HGT com eles feitos. Não precisam mais ter esse problema de sair de casa. Parabéns ao Hospital", disse Ivanete.

Com uma média mensal de 120 partos, a unidade hospitalar se destaca como referência na região na área de obstetrícia. Em 2023, o HGT realizou 1.439 partos ao longo do ano.

O diretor Técnico Marcello Ferreira ressaltou a relevância dos testes de triagem neonatais como parte essencial dos cuidados oferecidos no HGT. "Nossa equipe pediátrica está empenhada em assegurar que todos os recém-nascidos recebam esses importantes exames ainda nos primeiros dias de vida, proporcionando mais assertividade na entrega de valor em saúde para a comunidade", informou o gestor.

Somente no ano anterior foram realizadas mais de 1.260 consultas pediátricas no Ambulatório, o que possibilita acesso regular e eficaz a cuidados especializados para crianças em Tailândia. Com Clínica de Internação Pediátrica, o HGT oferece ainda leitos específicos e equipamentos adequados para o cuidado de crianças que necessitam de internação, oferecendo cuidados especializados e individualizados, garantindo o conforto e a recuperação adequada dos pacientes pediátricos.

Expansão– Desde o dia 25 de junho de 2022, com a assinatura do Termo Aditivo de contrato para ampliar, o HGT está em obras nos espaços propostos para melhorar ainda mais a assistência prestada à população. Até 2024, o Governo do Pará vai ampliar a estrutura do HGT com 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para neonatal e adultos. O HGT oferece ainda quatro leitos pediátricos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

brazino777 Mapa do site