brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISTORIA

Estado visita obras do Parque da Cidade e apresenta projeto ao arquiteto responsável pelo Rock in Rio

Vice-governadora Hana Ghassan vistoria o andamento dos trabalhos, que se intensifica rumo à COP 30

Por Denise Soares (SECOM)
08/02/2024 16h22

Uma comitiva do Governo do Estado esteve nesta quinta-feira (8), visitando o canteiro de obras do Parque da Cidade, em Belém, para acompanhar a execução do projeto. A visita foi coordenada pela vice-governadora Hana Ghassan, que apresentou o planejamento ao arquiteto e urbanista João Uchoa, responsável pela realização do Rock in Rio, festival de música realizado no Rio de Janeiro, desde 1985, e conhecido mundialmente. 

"Estamos nos cercando de profissionais experientes na realização de grandes eventos, pra que a gente possa realizar o maior evento que esse mundo já viu sobre meio ambiente na nossa capital, Belém, pra nos ajudarem a fazermos o melhor planejamento", destacou a vice-governadora. Hana é também a coordenadora do Comitê da COP 30 que será realizada em Belém, em novembro de 2025. 

O arquiteto João Uchoa tem trajetória múltipla. Além de assinar grandes projetos culturais como Rock in Rio, ele também cria propostas ambientais, como o BioParque do Rio;  gastronômicas, como o Bar do Zeca Pagodinho; e esportivas, como o Centro de Treinamento do Flamengo. 

"Um prazer enorme estar em Belém, com esse time de profissionais. Estar no Norte e poder criar uma praça dessa, para o encontro das pessoas, já que as pessoas se encontram no parque, né? Então, ter um parque, ter uma missão dessa, na Amazônia, onde é e raiz do Brasil, homenagear isso, preservar e valorizar essa reunião, trazer desenvolvimento sustentável para a região, é uma honra enorme", disse o arquiteto e urbanista.  

Parque da Cidade – O espaço sediará parte da programação da 30ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025. O parque terá mais de 500 mil metros quadrados de obras construídas, além de uma área paisagística de 50 hectares. Esta é a maior obra de intervenção urbana em execução no Pará. 

O equipamento cultural terá o Centro de Economia Criativa e o Centro Gastronômico, além de cinema, estúdio de gravação musical, mercado de produtos regionais, biblioteca, fonoteca, praça de alimentação, a praça marajoara e um ateliê multiuso. Haverá ainda uma Torre de Contemplação, um templo ecumênico, o "Oratório da Água e da Luz", um Teatro Multiuso, palcos interno e externo e uma Praça de Exposição de Aeronaves, que manterá viva a memória do Aeroporto Brigadeiro Protásio e do Aeroclube de Belém, que funcionou no local.

brazino777 Mapa do site