brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E INFORMAÇÃO

Hospital Regional do Sudeste do Pará promove alegria e conscientização com Bloquinho de Carnaval

A iniciativa destacou a importância da higienização das mãos, reconhecida como uma das medidas mais eficazes na prevenção de infecções

Por Ascom (Ascom)
09/02/2024 14h37

Uma iniciativa inspiradora levou alegria, música e informação aos corredores e alas do Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. Nesta sexta-feira (09), a instituição promoveu o “Bloquinho de Carnaval da Higienização das Mãos”, ação educativa voltada para a prevenção de doenças.

O diretor executivo do Hospital, Flavio Marconsini, ressaltou que a iniciativa, realizada em diversos pontos da instituição, representa uma das medidas mais cruciais para prevenir infecções no ambiente hospitalar. “Esta ação foi uma maneira criativa e eficaz de promover a importância desse hábito tão simples, mas fundamental, que é a higienização das mãos, contribuindo, assim, para a segurança dos pacientes”, destacou.

A ação, organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e pelo Serviço de Humanização da instituição, contou com a participação de profissionais fantasiados com máscaras carnavalescas, que distribuíram materiais informativos e orientaram pacientes e colaboradores sobre a prática correta da higienização das mãos .

"Achei a ideia do bloquinho fantástica! Uma forma lúdica e contagiante de conscientizar sobre a importância da higienização das mãos. Em casa, essa prática é meu mantra, pois previne doenças e garante saúde para toda família", explicou a usuária Marli Santos, referenciada para consulta ambulatorial na instituição.

Alan Ferreira, diretor assistencial do Hospital, expressou sua satisfação com o resultado da iniciativa. "O Bloquinho superou nossas expectativas! Conseguimos transmitir informações de maneira descontraída e envolvente. Foi gratificante ver a paixão dos colaboradores e usuários na ação. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos no hospital", enfatizou.

Sensibilização - A campanha de conscientização realizada pelo Regional de Marabá percorreu os corredores e as alas do hospital, oferecendo atividades lúdicas para sensibilizar sobre a importância da lavagem correta das mãos e do uso de álcool em gel, medidas simples e eficazes que previnem doenças, incluindo a Covid- 19.

Para Mayara Feitosa, enfermeira do SCIH, é fundamental enfatizar que as mãos representam uma das principais vias de contaminação, já que podem transferir diversos tipos de micro-organismos de uma superfície para outra.

"É imprescindível que todos compreendam a importância de adotar práticas simples, como a lavagem adequada das mãos e o uso de álcool em gel. Essas ações não apenas protegem a nós mesmos, mas também contribuem para a segurança de toda a comunidade hospitalar", destacou.

Confira 5 dicas importantes sobre higienização das mãos:

Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 40 segundos, esfregando todas as partes das mãos, incluindo as unhas e as costas das mãos;

Use álcool em gel 70%, quando não houver acesso a água e sabão. Aplique uma quantidade suficiente de álcool, para cobrir todas as partes das mãos e esfregue até secar completamente;

Lave as mãos com frequência, especialmente antes e depois de comer, depois de usar o banheiro, depois de assoar o nariz ou tossir, e após o contato com superfícies que podem estar contaminadas;

Evite tocar o rosto, especialmente a boca, o nariz e os olhos, sem antes lavar as mãos ou usar álcool em gel.

Ao secar as mãos após lavá-las, utilize toalhas de papel descartáveis ​​ou toalhas limpas e troque-as regularmente. Evite compartilhar toalhas com outras pessoas para reduzir o risco de contaminação cruzada.

Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

brazino777 Mapa do site