brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em Itaituba, Hospital do Tapajós promove a prevenção da gravidez na adolescência

Palestra com profissionais de saúde e da assistência social, reuniu alunos do 9º ano para discutir os desafios e a prevenção de uma gravidez precoce

Por Ascom (Ascom)
12/02/2024 12h41

Na busca da conscientização e prevenção, a Comissão de Humanização do Hospital Regional do Tapajós - (HRT) em Itaituba, localizado no sudoeste do Pará, realizou uma ação educativa na Escola Joaquim Caetano Correa de Sousa. A iniciativa teve como foco abordar a complexa questão da gravidez na adolescência, envolvendo meninos e meninas com idades entre 13 e 16 anos. 

A palestra, conduzida por enfermeiros e assistentes sociais, reuniu alunos do 9º ano da referida instituição de ensino. Com um olhar sensível e informativo, os profissionais da saúde compartilharam conhecimentos essenciais sobre os desafios e as consequências associadas à gravidez precoce, bem como estratégias de prevenção e apoio disponíveis para os jovens. 

Durante o evento, foram abordados diversos aspectos relacionados à saúde sexual e reprodutiva, incluindo informações sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a importância do planejamento familiar. Além disso, foram discutidos os impactos emocionais, sociais e econômicos que uma gravidez na adolescência pode acarretar na vida dos jovens e suas famílias. 

Os enfermeiros optaram por dividir os alunos em turmas de meninos e meninas durante a palestra, a fim de, segundo eles, um ambiente mais confortável para os estudantes. Esta estratégia permitiu que muitos esclarecessem as dificuldades que enfrentavam ao compreender o tema. Caroline, uma adolescente de 14 anos, considerou as explicações claras e objetivas. 

Houve interação entre os profissionais de saúde e os estudantes em um ambiente acolhedor e propício para o esclarecimento de dúvidas e o compartilhamento de experiências. De acordo com os profissionais, a intenção é conscientizar os adolescentes para tomadas de decisão responsáveis em relação à própria saúde e ao bem-estar deles. 

“Por meio de iniciativas como essa, a Comissão de Humanização do Hospital Regional do Tapajós reafirma seu compromisso com a promoção da saúde integral da comunidade, destacando a importância da educação e da prevenção como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais saudável”, ressaltou o diretor geral da unidade, Matheus Coutinho, na Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. 

O Hospital Regional do Tapajós, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conta com 153 leitos de internação, incluindo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, oito ginecológicos e obstétricos, e cinco leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Canguru.

brazino777 Mapa do site