brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Natea dos Caetés começa programação do Carnatea em Capanema

Por Ascom (Ascom)
06/02/2024 12h06
Abertura: 06/02/2024 08h00
Encerramento: 07/02/2024 18h00
Local: Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema
Endereço: Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, sede municipal
Contatos: Felipe Brito: (91) 99161-8224

Nesta terça-feira (6), o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense, abre a segunda edição da programação de carnaval CarnaTEA inclusiva, que prossegue até esta quarta-feira (7). A ação oferece dois dias de intervenções terapêuticas aos usuários.

O CarnaTEA é uma programação alusiva ao carnaval, no qual traz atividades junto aos usuários para confecções de adereços, fantasias e máscaras carnavalescas. Está programação engloba a participação de todos os usuários inseridos no serviço, promovendo um dia mais dinâmico e descontraído, objetivando a socialização por meio de lazer através de atividades em grupo.

No local, são oferecidos serviços multiprofissionais que auxiliam no desenvolvimento de pessoas com autismo, com aplicação de protocolos aprovados cientificamente com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, arte-terapeutas e pedagogos trabalham em conjunto a partir da análise comportamental.

Para ser atendido no Natea Caetés, assim com os demais no Pará, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista, seja criança, adolescente e/ou adulto, deve seguir os seguintes passos: ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximos da residência a fim de ser colocado no fluxo de regulação com o objetivo de ser encaminhado finalmente ao Núcleo.

Inserido no Complexo Hospitalar do Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e a Policlínica, o Natea Caetés está disponível para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encaminhadas pela Atenção Básica dos 16 municípios que formam a região dos Caetés e que possuem a carteira Ciptea, emitida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço:

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

brazino777 Mapa do site